quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atropelamentos são a principal causa de morte de animais em MG


Um estudo feito pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campusItuiutaba, no Triângulo Mineiro, e divulgado esta semana, apontou que os atropelamentos são uma das principais causas de morte dos animais do cerrado.
De acordo com o levantamento, as ocorrências são mais frequentes onde existem corredores ecológicos. Num trecho de 46 quilômetros pesquisados no período de março a outubro de 2010, os alunos notaram a fragilidade diária dos animais. "Com esse trabalho vamos tentar correlacionar onde esses animais se encontram com os locais onde eles vivem", explicou a universitária Thaís Rodrigues.
Em 54 viagens dos estudantes entre Ituiutaba e Monte Alegre de Minas, também no Triâgulo Mineiro, foram encontrados 149 mortos na rodovia. Nesta quinta-feira (24), um tamanduá bandeira, espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção, também morreu atropelado. A poucos metros do local, mãe e filhote da mesma espécie também foram encontrados mortos. "Os atropelamentos de mamíferos silvestres são muito frequentes na BR", contou a professora e orientadora da pesquisa, Kátia Facure.
De acordo com a orientadora, um dos objetivos do estudo é solicitar às autoridades reforço na sinalização informando aos motoristas a existência de animais na pista. "É muito triste ver cenas como a de uma fêmea morta por atropelamento, que carregava um filhote e que também acabou morrendo", disse Kátia.
Ainda segundo a professora, alguns animais são levados para o laboratório de Ciências Biológicas, medidos, pesados e até fotografados. A pesquisa permitiu ainda realizar o catalogamento de pegadas de animais como tatus, lontras, lobo guará, onça parda e quatis.
Durante a pesquisa, o universitário Dayme Guimarães conseguiu fazer uma descoberta. "Não há registro de tatu que comeu serpente. Quando nós abrimos o animal foi uma surpresa. Vamos publicar essa descoberta em algum lugar para a comunidade acadêmica ter conhecimento", disse Dayme.
 fonte:g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão