sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aumentam as apreensões por caça ilegal na região de Itapetininga, SP


Entre janeiro e abril de 2012 foram aprendidas 165 aves silvestres.
Em 2011, foram 69 no mesmo período.


O número de apreensão de animais silvestres, capturados clandestinamente na região de Itapetininga (SP), aumentou. As informações são da Polícia Militar Ambiental.
De acordo com a PMA, de janeiro a abril de 2011, 69 animais silvestres e quatro armas de fogo foram apreendidos. No mesmo período em 2012, só o número de pássaros passou para 165, quase 100 a mais. Já as armas somaram nove unidades recolhidas. Além dos animais, equipamentos de captura também foram recolhidos. São gaiolas e alçapões.
De acordo com a polícia, quem mantém algum animal silvestre em cativeiro e entrega o bicho vivo à polícia ambiental voluntariamente, fica livre de processo. Porém, o mesmo não acontece com quem for flagrado caçando.
Animais abatidos
Imagens feitas pela polícia também mostram bichos abatidos. Em Buri (SP), dois homens foram detidos depois de terem matado cinco teiús, uma espécie de lagartos.
Já em Capão Bonito (SP), o funcionário de uma fazenda que fica no bairro dos Moreiras, confessou ter abatido um tatu quando a Polícia Militar Ambiental encontrou a carcaça do animal escondida em um forno, e a carne sendo preparada em uma panela.
Riscos
O sargento Adilson Sales alerta que a caça, além de crime ambiental, também pode oferecer riscos ao caçador, principalmente durante as ações com armas. No último sábado (5), o agricultor Reinaldo Ribeiro Cassu, 41 anos, foi morto por um tiro acidental.
O crime foi em Itapeva (SP), durante uma caçada a um javali. O tiro foi disparado pelo filho da vítima, um adolescente de 14 anos. O garoto teria preparado uma espingarda para atirar em um javali, mas ele errou o disparo e atingiu o pai nas costas.
carne tatu capão bonito (Foto: Polícia Ambiental / Itapetininga)Em Capão Bonito (SP), um homem foi flagrado enquanto preparava carne de tatu. (Foto: Polícia Ambiental / Itapetininga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão