sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bombeiros resgatam cobras píton mantidas em cativeiro em Valinhos, SP

Crime ambiental

O Corpo de Bombeiros resgatou uma píton ball e uma píton birmanesa, em uma residência no bairro Vila Pagano, em Valinhos (SP), na terça-feira (22). As cobras estavam em recipientes inadequados, sem alimentação e pertencia a um jovem, de 18 anos.
Os filhotes foram levados para a sede dos bombeiros e depois para o Centro Clínico Veterinário em Campinas (SP) para reabilitação. Após o tratamento, eles serão encaminhados para uma reserva ecológica de Holambra (SP). Segundo o veterinário Diogo Siqueira, responsável pelo centro, a píton birmanesa mede dois metros e pesa cerca de sete quilos. Já a píton ball mede 90 centímetros e pesa aproximadamente 1,5 quilos.
Os bombeiros encontraram os animais na casa do jovem, após uma denúncia anônima. Segundo informações dos bombeiros, as cobras estavam em uma caixa de plástico e a outra em um aquário.
O tutor das cobras tentou reaver os répteis junto aos bombeiros, mas foi encaminhado para a Delegacia de Valinhos. O jovem assinou um termo circunstancial e deve pagar multa de R$ 2,4 mil por porte de animal proveniente de tráfico internacional e por não ter nota, nem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Hábitos
A cobra píton birmanesa, originária da Ásia, tem hábitos como se alimentar de pequenos mamíferos. Segundo Siqueira, uma cobra de cinco metros pode chegar a ter uma pressão de constrição de quatro toneladas. “Esses animais podem matar até crocodilos”, afirma o veterinário.
Tráfico de animais
O comércio de animais de origem estrangeira, como as cobras píton, é proibido. “As redes sociais são um dos caminhos para esses animais serem comercializados”, afirma Siqueira.
Assista à reportagem aqui.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão