quarta-feira, 2 de maio de 2012

Brasil aperta o cerco contra o tráfico de animais


Araras azuis e amarelas da Amazônia, papagaios-verdadeiro, macacos, tartarugas, sucuris e onças-pardas: o tráfico de animais silvestres é um negócio muito lucrativo que não poupa espécies no Brasil, incluindo aquelas em extinção.
“De acordo com as nossas estimativas, 38 milhões de animais silvestres, 80% deles sendo aves, são tirados das florestas todos os anos no Brasil e cerca de 90% deles morrem durante o transporte”, disse Rauff Lima, uma porta-voz da organização não-governamental Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráficos de Animais Silvestres).
No entanto, a perda “é largamente compensada pela venda de uma única espécie” e os traficantes chegam a ganhar aproximadamente 2 bilhões de dólares por ano no país, tornando o comércio de animais o mais rentável depois do tráfico de armas e drogas, afirma o Renctas.
Em 2001, a organização liberou o primeiro relatório nacional sobre o tráfico de animais silvestres.
Naquele ano, a última ararinha azul selvagem, considerada uma das espécies em maior risco de extinção, desapareceu do estado da Bahia e hoje restam apenas 70 em cativeiro ao redor do mundo.
“Eles são comprados ilegalmente por colecionadores”, disse Lima.
Em média, a polícia federal apreende 250 mil animais selvagens por ano e o Ibama capturou outros 45 mil durante operações realizadas no ano passado em todo o país.
No Cetas, o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, o veterinário Daniel Neves cuida de 1,6 mil animais, muitos resgatados em péssimas condições, com fome e doentes, de traficantes brasileiros.
Localizado em uma área florestal em torno de 75 quilômetros do centro do Rio, o Cetas lembra um zoológico, onde grandes araras são abrigadas em uma grande gaiola apelidada de “corredor de voo”, onde elas podem voar em direção a sua futura liberdade.
Em outro local, 700 gaiolas são empilhadas em condições precárias.
Os animais “são deixados em quarentena até que sua saúde melhore. O objetivo é libertá-los na natureza, mas temos sucesso em apenas 20 a 30% dos casos”, afirmou Neves.
As araras podem ser enviadas para zoológicos, mas eles já estão lotados, de acordo com o veterinário, que diz que o Brasil deveria aprovar uma legislação sobre adoção de animais.
“Quem quer que esteja preparado para a adoção de uma arara cega certamente não vai causar nenhuma mal a ela”, argumenta Neves. “É um problema real, porque elas (araras) não serão mais capazes de se defender na natureza”, acrescentou.
O Brasil, maior país da América Latina, com uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, é considerado a maior biodiversidade do planeta. Possui 530 espécies de mamíferos, 1800 espécies de aves, 680 de répteis, 800 de anfíbios e 3000 espécies de peixes.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, 627 espécies estão sob risco de extinção, o triplo de 15 anos atrás.
A legislação brasileira proíbe a caça em todo o país, assim como a manutenção de animais em cativeiro, exceto em casos raros de autorização para reprodução.
Desde 2001, a polícia vem reforçando o combate aos traficantes e caçadores, com a finalidade imediata de reduzir o lucro do comércio. No entanto, eles afirmam que o seu trabalho depende de um esforço maior dos serviços de inteligência.
Comprar um papagaio-verdadeiro no mercado negro, ou um tucano caçado de seu habitat custa menos de 100 dólares, enquanto o valor chega a ser 10 vezes maior em uma loja legalizada.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão