quarta-feira, 2 de maio de 2012

CCZ faz castração de 3.000 animais

O setor de veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza várias atividades para controlar a população de cães e gatos e prevenir zoonoses. Um dos trabalhos é a castração dos animais. Pelo menos 3.000 animais já foram castrados no CCZ e nas universidades.
O CCZ realiza atividades de castração de animais de pessoas carentes sem nenhum custo, bem como possui convênio com as duas universidades que mantêm curso de veterinária na cidade, para onde são encaminhados animais para atendimento com hora marcada.
Desde o início do projeto de castração já foram atendidos os bairros Vila Valderez, Canaã 4, Jockey Clube, Vila Mariana, Vila Industrial, Novo Horizonte, Jardim Guaicurus e Parque das Nações I e II, além das pessoas que levam os animais ao CCZ para a castração.
Outro projeto mantido continuamente pelo setor de veterinária do CCZ é a doação de cães e gatos. São animais recolhidos nas ruas ou rejeitados pelos proprietários.
De acordo com a gerente do Núcleo de Imunização de Dourados, Carla Cristina Ribeiro da Silva, no CCZ estes animais passam por uma avaliação clínica, são castrados, recebem medicação, além da vacina contra a raiva. Os filhotes recebem a primeira dose da vacina contra cinomose, parvovirose, coronavírus e leptospirose.
“O CCZ de Dourados é um dos únicos no Brasil que realiza este tipo de vacinação, mostrando respeito pela vida do animal e por seu futuro proprietário. Neste ano já foram encaminhados para doação mais de 300 animais entre cães e gatos”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes.
Denúncias
Denúncias sobre maus tratos aos animais também são atendidas no CCZ. A equipe orienta e em alguns casos faz a apreensão dos animais ou aplicação de multa aos proprietários e apreensão de grandes animais ( bovinos e equinos) soltos em via pública.
Leishmaniose
Neste ano, o CCZ passou a realizar os exames de leishmaniose em Dourados. As amostras de sangue antes eram encaminhadas para Campo Grande e demorava até 60 dias para os resultados dos exames. Com essa medida, o CCZ poderá atuar com maior rapidez nas ações de controle e monitoramento da doença.
Serviço
O CCZ funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos finais de semana e fora de horário de expediente o setor de veterinária atende em regime de plantão.
Os interessados em adotar um animal podem comparecer ao CCZ com documentos pessoais, escolher seu animal e preencher um termo de doação. O novo proprietário recebe instruções de como cuidar de seu bichinho.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3411-7753. O CCZ fica na Rua Vicente Lara (antiga G-20), no Jardim Guaicurus.
fonte: agorams

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão