sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dois anos depois, fotos mostram sequelas do vazamento no Golfo do México




(Foto: NOAA/Greenpeace)
Já se passaram dois anos desde o desastre que derramou 4,9 milhões de barris de petróleo no Golfo do México. As consequências do vazamento para a vida marinha, porém, nunca foram claramente divulgadas. Fotos publicados nesta segunda-feira (7) pelo site Mother Jones mostram a catástrofe que o acidente se tornou para os animais.
Em agosto de 2010, o Greenpeace pediu para que qualquer tipo de mídia relacionada a espécies ameaçadas de extinção no Golfo do México lhe fosse enviada. Somente agora, um ano e nove meses depois, a NOAA – agência americana que cuida dos oceanos – respondeu ao pedido com mais de 100 fotos referentes ao derramamento, incluindo de tartarugas marinhas cobertas de óleo.
Elas são muito chocantes, é provavelmente por isso que elas não foram tornadas públicas na época do derramamento. “Isso só me deixa furioso”, disse John Hocevar, biólogo marinho que trabalha para o Greenpeace. “Eu tive tantas conversas com pessoas de várias agências governamentais que trabalharam com o vazamento do Golfo, eu sinto que eles estavam escondendo coisas de todos nós”.
A maioria das fotos não contém datas ou descrições, mas acredita-se que sejam de 20 de abril de 2010 a 30 de julho de 2010. O site Mother Jones tentou entrar em contato com o NOAA, mas não recebeu nenhuma resposta até o momento.
O acidente ocorreu em 20 de abril de 2010, após explosão na plataforma Deepwater Horizon, da petrolífera BP. Considerado o pior vazamento da história dos Estados Unidos, o acidente matou 11 trabalhadores. Após várias tentativas fracassadas, o derramamento só foi controlado no dia 15 de julho. Até março deste ano, a BP havia pago US$ 7,5 bilhões em trabalhos de limpeza na região.
(Foto: NOAA/Greenpeace)
Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão