sexta-feira, 25 de maio de 2012

Espécie de serpente com escamas afiadas é descoberta

Austrália

A serpente 'Hydrophis donaldi' (Foto: Bryan Fry, Universidade de Queensland)
Uma espécie muito peculiar de serpente marinha até agora desconhecida foi descoberta nas águas do norte da Austrália. Investigadores da Universidade da Adelaide explicam que este animal tem escamas afiadas e venenosas que permitem que se defenda de predadores como os tubarões-touro ou os crocodilos.
Normalmente, as serpentes têm escamas lisas. Embora se conheçam algumas espécies marinhas com picos no ventre, nunca se tinha observado uma com uma proteção tão completa. A cobra foi batizada como ‘Hydrophis donaldi’.
Os investigadores capturaram nove exemplares no golfo da Carpentária. Segundo Bryan Fry, da Universidade de Queensland (Austrália) e co-autor do estudo, quando os cientistas avistaram a cobra, perceberam logo que nada tinha a ver com outras espécies já conhecidas. Todos os exemplares foram encontrados no leito marinho rochoso, um habitat agressivo que pode explicar a existência das escamas. No entanto, os cientistas não sabem como esta característica evolui nem para que serve exactamente.
A Hydrophis donaldi nunca tinha sido detectada por dois motivos, explica Kanishka Ukuwela, da Universidade de Adelaide, que dirigiu o estudo, ao jornal espanhol ABC. “Trata-se de uma espécie pouco comum e vive em habitats pouco frequentados por pescadores, não ficando, por isso, presa em redes como acontece com outras espécies”.
Ainda se sabe pouco sobre este animal, que já está descrito na Zootaxa. Apenas se sabe que é venenoso.
O fato de ser venenoso é apenas mais um obstáculo que dificulta o estudo da espécie. É praticamente impossível de observar no seu habitat pois vive em águas muito turvas e preenchidas de tubarões-touro, crocodilos e cubomedusas.
Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão