sexta-feira, 18 de maio de 2012

Estudo revela que cavalos são capazes de reconhecer a voz de seus donos Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/23747-estudo-revela-que-cavalos-sao-capazes-de-reconhecer-a-voz-de-seus-donos.





Cientistas descobrem que os animais conseguem identificar as pessoas que fazem parte de seu dia a dia.

(Fonte da imagem: Shutterstock)
Um novo estudo, realizado pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, revelou que os cavalos não só são capazes de reconhecer as vozes de seus donos, criando uma imagem mental de pessoas familiares, como também conseguem diferenciar as vozes de diferentes pessoas.
Estudos anteriores já haviam demonstrado que os cavalos reconhecem os demais membros do grupo através dos sons que estes emitem. A nova pesquisa comprova que os animais empregam essa mesma habilidade quando se trata de um humano conhecido.

Experimentos

De acordo com o The Telegraph, um primeiro experimento, realizado com 32 cavalos, reproduzia a voz do dono do animal através de um alto-falante escondido. Os pesquisadores observaram que os animais olharam na direção de onde vinha o som mais rapidamente, com mais frequência e por mais tempo do que quando se tratava da voz de um estranho.
Em um segundo experimento, envolvendo 40 animais, os pesquisadores descobriram que os cavalos foram capazes de associar uma determinada voz a uma pessoa específica, provando que eles contam com a habilidade de relacionar a imagem de uma pessoa ao som de sua voz. Os cientistas acreditam que os cavalos podem ter desenvolvido essa habilidade como forma de ajudá-los a decidir em quem eles podem ou não confiar.
Fonte: The Telegraph



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão