quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ibama notifica zoológico de Belém (PA) por falta de cuidados




Bosque Rodrigues alves (Foto: Igor Mota / Amazônia)
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), órgão responsável pela manutenção do zoológico Bosque Rodrigues Alves, para que a secretaria comprove a contratação de uma quantidade suficiente de veterinários e biólogos para cuidar dos cerca de 530 animais que estão abrigados no local.
O prazo dado pelo Ibama para a regularização da situação do bosque encerra dia 7 de junho. Segundo o Instituto, a situação chegou ao limite. “Não há mais como prorrogar prazos, sob o risco dos animais ficarem expostos a maus-tratos. Se não houver contratação de profissionais que possam dar a assistência necessária, o bosque terá de ser embargado”, explica Leandro Aranha, chefe da Divisão de Fauna do Ibama no Pará.
Segundo o Ibama, nos dias 28 e 29 de abril um animal teve problemas de saúde, e não havia veterinário de plantão para fazer o atendimento. “O bosque mantém apenas um veterinário e um biólogo, o que é insuficiente para garantir a saúde e o bem-estar do plantel”, avalia Aranha.
Esta é a segunda notificação do Ibama à secretaria, que ainda foi multada em R$ 100 mil por ter deixado de atender ao pedido anterior, cujo prazo encerrou no dia 5 de maio. Esta também não é a primeira multa aplicada na secretaria por conta das irregularidades relacionadas ao bosque: em 2010, outra multa de R$ 100 mil já havia sido aplicada.
A Semma informou que já cumpre as normas sobre a quantidade de funcionários para cuidar dos animais, e que irá cumprir todas as especificações do Ibama em 30 dias.
Ararajubas no Bosque Rodrigues Alves (Foto: Ary Souza / O Liberal)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão