quinta-feira, 24 de maio de 2012

Iluminação pública afeta ecossistemas de insetos nas cidades

A luz artifical das cidades muda o ecossistema de invertebrados, afirma pesquisa publicada na revista “Biology Letters”.

Foto: Ricardo Oliveira
A iluminação pública pode estar afetando a sobrevivência de várias espécies de insetos, que são fundamentais para a polinização e decomposição de matéria orgânica, com consequências também para aves e mamíferos que dependem destes animais para a alimentação. A luz artifical das cidades muda o ecossistema de invertebrados, afirma pesquisa publicada na revista “Biology Letters”.
O trabalho tomou como base a cidade de Helston, a Oeste de Cornwall, Inglaterra. Armadilhas foram colocadas sob lâmpadas da iluminação pública e entre os postes. No total, 1.194 animais foram coletados, abrangendo 60 espécies. Onde havia mais luz, os pesquisadores encontraram mais insetos e mais predadores. O padrão também se repetiu durante o dia.
- A pesquisa mostra pela primeira vez as mudanças que a poluição luminosa está fazendo em comunidades inteiras de invertebrados – disse Tom Davies, da Universidade de Exeter e pesquisador que coordenou o trabalho, ao “Independent”. – Nosso estudo mostra que a poluição luminosa pode ter uma consequência dramática sobre ecossistemas delicados.
O estudo ainda é considerado pequeno e as conclusões, preliminares. Os cientistas pretendem continuar pesquisando o assunto, alertando para o fato de que já há uma crise de biodiversidade entre invertebrados no Reino Unido.
- Os efeitos (da iluminação artificial) durante a noite estão influenciando as preferências de habitat dos animais mesmo durante o dia – explicou Davies à “BBC”. – É incrível o quanto tempo estamos usando iluminação artificial e como sabemos pouco sobre o impacto dessas luzes sobre o meio ambiente.
Fonte: D24AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão