sexta-feira, 11 de maio de 2012

Macaco-prego passará por cirurgia após espancamento




Macaquinho foi apelidado de Neymar (Foto: Reprodução/A Tribuna)
Um macaco-prego, de 6 a 8 meses, luta para se recuperar após ser vítima de espancamento em Peruíbe, litoral de SP. Ele terá que passar por cirurgia para corrigir uma fratura no úmero (braço direito). Levado na quarta-feira para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Unimonte, em São Vicente, o animal, batizado de Neymar, está bem desidratado e com muita dor.
Segundo o veterinário responsável pelo Cetas, Nereston Camargo, não há muitos detalhes de como ocorreu a agressão. De acordo com informações do histórico de entrada do animal, ele teria aparecido no início da semana em uma casa da reserva ecológica da Juréia, em Peruíbe.
O morador dessa casa chegou a alimentar o macaco, que não ia embora de jeito nenhum. Na quarta-feira, o animal se atracou com o cachorro da casa. Supostamente para apartar a briga, esse morador teria dado uma paulada no macaco.
“Um amigo desse rapaz é quem trouxe o macaco para cá. Ele chegou bem debilitado, magro, desidratado e com fratura quase exposta”, conta Nereston. Inicialmente, a cirurgia seria realizada hoje, mas ele não resistiria à anestesia.
Até segunda, o animal, que recebe toda atenção e carinho, terá alimentação reforçada e será medicado com antibiótico. O veterinário diz que será colocada uma placa entre os ossos, para corrigir a lesão.
Quando viram o topete igual ao do craque santista, os veterinários do Cetas não tiveram dúvidas e o batizaram de Neymar. O nome está até na radiografia do macaquinho. “Ele é bem parecido mesmo”, compara o veterinário.
Atualmente, o Centro de Triagem cuida de cerca de 300 animais silvestres, entre pássaros, pinguins e macacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão