sábado, 26 de maio de 2012

Morte de coalas continua na Austrália

Tagédia

Foto: Joel Sartore/National Geographic
A foto de um coala morto chocou a população da Austrália. O animal, que é símbolo do país, foi inserido na lista de espécies protegidas pelo governo federal depois de uma longa campanha. Entretanto, o número de mortes do marsupial não para de crescer. As informações são do jornal italiano Corrieri Della Sera.
De acordo com relatório publicado na revista National Geographic, edição de maio, nos últimos 20 anos, entre New South e Queensland houve uma diminuição de 30% a 40% no número de coalas. A revista ilustra a reportagem com uma foto, tirada de uma clínica de Queensland, em que dezenas de coalas aparecem deitados, sem vida, em uma grande lona.
Todos estes animais retratados na fotografia morreram em decorrência de atropelamentos ou de ataques de cães. Foram os próprios veterinários da clínica que propuseram ao fotógrafo Joel Sartore que registrasse esta tragédia diária por meio de uma imagem crua e eloquente. O objetivo é que as pessoas que vivem fora do continente conheçam o que está acontecendo.
“Ver aqueles animais mortos, muitos deles filhotes abraçados ainda à mãe, foi realmente deprimente”, disse Sartore. “Nos últimos dias já vi muitas mortes assim. Eu os olhava enquanto davam seus últimos suspiros na mesa de cirurgia. Foi muito triste. Estes da foto morreram em apenas uma semana.”
A verdadeira causa desta carnificina, afirmam os protetores animais, é a expansão urbana e a irresponsabilidade dos construtores que, sem algum escrúpulo, cimentam campos inteiros onde antes habitavam os coalas.
No último dia 30, o ministro do Meio Ambiente Tony Burke, pressionado pela campanha feita pelas associações de proteção animal, declarou que o coala é “vulnerável” e que irá promover um trabalho de sensibilização em toda a Austrália.
A população espera que regras sejam adotadas para frear as mortes. “O coala é o animal símbolo deste país e ocupa um papel especial na nossa comunidade. Os nossos cidadãos querem que a existência desta espécie seja assegurada e desejam que o coala seja protegido para as futuras gerações”, completou o ministro.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão