domingo, 27 de maio de 2012

Onda de ataques de onças a tartarugas preocupa pesquisadores



Cientistas registraram 676 casos de tartarugas marinhas mortas por ataques de onças
Foto: GVI Costa Rica/BBC Brasil
Um aumento no número de casos de predação de tartarugas marinhas por onças-pintadas na Costa Rica está preocupando seriamente pesquisadores e ambientalistas. Um novo estudo, publicado na revista Oryx, faz uma advertência sobre o aumento de ataques de onças-pintadas famintas a tartarugas-verdes (Chelonia mydas) no Parque Nacional Tortuguero, no nordeste do país.
O parque, que alberga uma grande diversidade de habitats - como florestas tropicais, pântanos e lagoas - tem cerca de 70 mil hectares. Os ataques ocorrem quando as tartarugas chegam à praia para desovar. As onças matam as tartarugas com uma mordida na cabeça e arrastam o animal para a floresta para terminar de comer a carne do pescoço e nadadeiras.
"Nos últimos anos tivemos em Tortuguero cerca de 200 casos por ano em que tartarugas foram mortas por onças pintadas", disse à BBC o autor do estudo, Diogo Veríssimo, membro do Instituto Durrell de Conservação e Ecologia na Universidade de Kent, no Reino Unido, e pesquisador da ONG Global Vision International.
"Esse não é um fenômeno recente, tendo sido documentado desde que se iniciaram os trabalhos de conservação de tartarugas marinhas nessa região, na década de 50. A diferença está no numero de indivíduos mortos pelas onças, que está crescendo rapidamente."
Segundo o pesquisador, ataques como esse são incomu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão