segunda-feira, 28 de maio de 2012

Polícia investiga crime de maus-tratos contra sucuri de 6 metros



A sucuri teve o pescoço amarrado (Foto: Divulgação)
A Polícia Civil de Rosana, na região de Presidente Prudente (SP), abriu inquérito para investigar crime de maus-tratos contra uma sucuri de aproximadamente seis metros de comprimento.O crime foi descoberto porque as fotos da captura do animal foram postadas no Facebook, o que levou o fato ao conhecimento da Polícia Ambiental.
Nas fotos postadas na rede social, o animal aparece com uma corda amarrada no pescoço e com o comentário “Aqui a gente não pesca piapara, pesca sucuri”.
O autor da captura um funcionário público Rubens Lima de Macedo. Além do crime de captura e maus-tratos, previstos na Lei de Crimes Ambientais, o acusado vai pagar multa de R$ 1.500.
A veterinária Cristiane Bilheiro Portela Maia, atestou em laudo, com base nas fotos, que a cobra foi maltratada. “Ela foi retirada de seu habitat natural sem nenhuma justificativa e arrastada quilômetros por um barco. Isso configura uma situação de estresse”, disse.
Medo da cobra
De acordo com a veterinária, o animal vivia em ilhas existentes na junção dos rios Paraná e Paranapanema, na divisa entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Depois de capturada, a cobra foi solta na praia do balneário de Rosana e solta ali mesmo.
Habitat
“Agora ela está fora do habitat dela e corre o risco de morte porque as pessoas que frequentam o balneário estão com medo. As fotos divulgadas no Facebook geraram uma situação de fobia na população”, falou.
O delegado Adilson de Carvalho, titular da delegacia de Rosana, afirmou que vai investigar a prática dos crimes de captura e maus-tratos, cuja punição está prevista na Lei de Crimes Ambientais e não ultrapassa um ano de prisão.
Carvalho diz que é a primeira vez que investiga um crime cometido contra uma cobra. “Normalmente por aqui os crimes contra a fauna mais praticados são pesca e matança de capivaras.”
Fonte: Ribeirão Preto Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão