quinta-feira, 24 de maio de 2012

Primeiros animais terrestres não conseguiam caminhar




Foto: Julia MolnarIlustração mostra provável aparência do Ichthyostega: reconstrução de esqueleto mostra que animal se locomovia como as focas
A reconstrução dos membros de fósseis de Ichthyostega, um dos primeiros vertebrados terrestres que viveu há cerca de 375 milhões de anos, mostrou que ele não era capaz de andar. É o que sugere estudo publicado nesta quarta-feira no periódico científico Nature.
Na pesquisa, cientistas escanearam fósseis do Ichthyostega e reconstruíram no computador seu esqueleto em três dimensões. “Este foi o primeiro estudo a examinar a evolução da locomoção terrestre de um dos primeiros tetrápodes usando modernas técnicas tridimensionais”, afirmou ao iGStephanie Pierce, uma das autoras do estudo, do Royal Veterinary College, da Universidade de Londres, na Inglaterra.

Leia também:
Enguia com espinha terrestre contraria teoria da evolução 

Estudando as mais incríveis máquinas voadoras: os pássaros 
Humanos e ratos aprendem a caminhar com mesmos comandos nervosos 
“Lucy” tinha pé semelhante ao de humanos modernos 
Estudo questiona 'sobrevivência do mais forte' de Darwin
O resultado da análise mostrou que os membros e juntas do Ichthyostega não tinham a estrutura necessária para fazer com que ele caminhasse com os quatro membros. “Foi definitivamente surpreendente ver que as juntas do quadril do Ichthyostega não podiam rodar as pernas em uma posição que as permitisse tocar o chão. Isto significa que a visão tradicional do Ichthyostega se locomovendo como uma salamandra em terra está incorreta. Na verdade, seus membros eram incapazes de realizar este movimento”, explicou Stephanie. A forma de locomoção, segundo os pesquisadores, deveria ser bastante semelhante à das focas atuais. Veja abaixo a reconstituição: 


Caso não consiga ver o vídeo, clique para assistir na TV iG: Primeiros animais terrestres não conseguiam caminhar
fonte: cciencia/2012-05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão