sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeto nos EUA estuda coração de primatas para evitar doença e morte


Uma pesquisa inovadora realizada nosEstados Unidos pretende identificar problemas cardíacos em orangotangos e macacos de grande porte que vivem em cativeiros, a fim de evitar mortes e elevar a população desses mamíferos, alguns ameaçados de extinção.
Denominado “Projeto coração de grandes macacos”, especialistas de diversas universidades têm realizado exames de ultrassom e eletrocardiograma em primatas do zoológico de Atlanta. A análise vai verificar como doenças no coração afetam os animais, já que são consideradas as principais responsáveis por óbitos de orangotangos.
O estudo utiliza animais acordados, fato inédito e que tem incentivado outras instituições a realizarem o mesmo procedimento. A aplicação de anestesia poderia prejudicar primatas que já estão doentes e reduziria a qualidade das atividades cardíacas.
De acordo com Hayley Murphy, diretor de serviços veterinários no zoológico de Atlanta, o estudo vai determinar também se há relação entre as doenças cardíacas dos primatas e seres humanos. Já há casos de orangotangos diagnosticados com doenças no coração que são tratados com medicamentos feito para humanos.
Funcionária do zoológico de Atlanta, nos EUA, faz exame cardíaco em orangotango de nove anos batizado de Satu. (Foto: Dorie Turner/AP)g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão