sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sancionado PL que autoriza convênio para castração e identificação gratuitas de animais


Vereador e presidente da U.P.A. Vicente Carvalho (Foto: Divulgação)

O Projeto de Lei 179/2012 de autoria do Vereador e presidente da U.P.A. Vicente Carvalho, foi sancionado pelo prefeito de Campinas (SP), Pedro Serafim. A sanção autorizando o convênio que beneficiará cerca de onze mil animais até foi publicada no Diário Oficial.
Uma verba de R$ 1,4 milhões já está destinada para o programa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e foi enviada a Campinas graças a uma emenda parlamentar feita pelo deputado estadual Feliciano Filho, também fundador da União Protetora dos Animais
O programa será constituído por três fases, que incluirá inicialmente a identificação por método ainda a ser definido pelo convênio, podendo ser através de microchips ou tatuagem no abdômen do animal e cadastro online. A conscientização sobre a guarda responsável compõe a segunda etapa, finalizando o processo com a castração, que contribuirá com o controle populacional de cães e gatos.
Para Vicente Carvalho, uma sanção como esta se trata de uma vitória a ser comemorada, uma vez que estas ações têm sido realizadas no município através de protetores independentes e entidades não governamentais, já que o poder público não investia nesse setor. “Encontramos grande dificuldade em conseguir realizar o controle populacional, uma vez que a quantidade de cães e gatos não se limita somente aos animais que estão nas ruas, e o procedimento implica em custos aos seus tutores, por isso, é muito importante que também haja a conscientização sobre a guarda responsável no programa, para que todos possam fazer a sua parte e beneficiar os animais, que sofrem com o abandono e os maus tratos ao serem descartados após crias não esperadas pelos tutores ou se perderem por falta de cuidado e não retornarem aos seus lares”, diz.
Inicialmente, a intenção é de priorizar as regiões noroeste e sudoeste da cidade, que são as que concentram a maior quantidade de animais.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão