quarta-feira, 27 de junho de 2012

Adidas é acusada de fazer sapatos com pele de cangurus

Cangurus caçados na Austrália. (Foto: Conselho Australiano de Proteção da Vida Selvagem)

Organizações de defesa dos Direitos Animais estão acusando a Adidas de se aproveitar da caça predatória de cangurus na Austrália para fazer sapatos, em especial chuteiras de futebol, com suas peles. A denúncia afirma que o governo australiano vem promovendo uma matança desses animais com o pretexto de que estariam destruindo as plantações de trigo.
O pretexto do governo é rechaçado pelos defensores dos animais, que alegam que 90% dessas plantações nunca foram ameaçadas pelos cangurus. Essa desculpa estaria acobertando o caráter comercial da caça de cangurus.
Afirma-se também que uma das vítimas dessa matança é o canguru-vermelho, que já está ameaçado de extinção. Estima-se o número de animais mortos em 8 milhões, sendo deles um milhão de cangurus filhotes.
Segundo o SaveTheKangaroo.com, A Adidas prometeu abolir o uso das peles desses animais graças à pressão dos grupos defensores, mas ainda as usa em algumas linhas de sapatos, incluindo as chuteiras. Acusa-se também a Nike, Puma e Umbro de usar pele de cangurus em suas chuteiras.
Outros sites que vêm denunciando a matança são o do Conselho Australiano de Proteção da Vida Selvagem e o Positive News + Youth Views.
É possível cobrar explicações da Adidas enviando mensagens de protesto à filial brasileira: brazil@service.adidas.com. O SaveTheKangaroo.com também lista e-mails de outras filiais da empresa.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão