sábado, 2 de junho de 2012

Ato pede fim dos maus tratos a animais




A Associação Voz Animal – MT (AVA-MT) e o Juizado Volante Ambiental (Juvam) realizam neste domingo(3), um grande encontro de conscientização sobre a questão do respeito aos animais. A manifestação contra os maus tratos acontece das 15h e 18h no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá.
Segundo a presidente da AVA-MT, Dora Gonçalves, o objetivo do evento é mostrar que os animais também têm direitos e não podem ser tratados como objetos nem serem alvo de torturas por qualquer motivo que seja. “A dor que eles sentem é igual à nossa – assim como o amor que eles nos dão”, afirma, presidente.

Maltratar um animal é crime. A legislação prevê prisão de três meses a um ano para os infratores. “Geralmente, quem maltrata cumpre prestação de serviços em unidades ambientais, como o zoológico da UFMT, ou paga multas, que são revertidas em prol do custeio de projetos e programas ambientais”, conta o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino. Ele lembra que - mesmo que muitas pessoas achem a pena leve - é essencial denunciar a prática. “É importante para conscientizar a população, até porque muitos cometem o crime porque desconhecem a lei. Só assim poderemos inibir esta conduta”, ressalta.

O cão Pirata, abrigado pela AVA-MT, é um símbolo desta luta. Ele foi resgatado pelos protetores há três anos, muito machucado e com a perna traseira quebrada. Mesmo recebendo todos os cuidados veterinários, não conseguiu escapar das marcas da crueldade: perdeu o olho esquerdo e teve a perna amputada. Sua alegria de viver apesar do trauma e sua coragem para enfrentar as limitações impostas pelo episódio impressionam quem conhece o bichinho. “O Pirata é, na verdade, um grande voluntário nosso, pois mostra às pessoas as consequências nefastas desta violência injustificada. Sonhamos com um mundo onde não haja mais animais como o Pirata”, resume Dora.

O encontro também será uma oportunidade de mostrar solidariedade aos cerca de 110 animais que estão hoje abrigados na entidade. No local, a AVA-MT recolherá doações de ração, remédios veterinários, coleiras anti-carrapatos e mosquitos, produtos de limpeza, cobertores, lençóis, toalhas e utensílios como potes para água e ração.

Para denunciar crimes contra os animais, é possível entrar em contato com o Juvam, no telefone 65 3642 4064 ou na Delegacia do Meio Ambiente, 65 3314 5808.

Para ajudar os animais da AVA-MT, é possível entrar em contato pelo e-mail vozanimal.mt@gmail.com.



Da Redação com informações da Assessoria

Foto: Assessoria
fonte:circuitomt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão