quinta-feira, 21 de junho de 2012

Câmara dos Deputados discute projeto de lei que pretende criminalizar criação de pitbulls e rottweilers




Cão rottweiler. (Foto: blog Canin Fashion)
Está sendo discutido na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, desde o último dia 19, o projeto de lei 121/1999, que criminaliza a reprodução e criação de cães das raças pitbull e rottweiler e na prática isenta os tutores de cães violentos de qualquer responsabilidade pelos ataques a pessoas por alguns desses cães.
As duas raças vêm sendo discriminadas por causa da força física inerente a elas, que acaba sendo o motivo para tutores irresponsáveis induzirem esses cães a comportamentos violentos através de maus tratos e incitação dos instintos de agressividade.
Em 2011, 31 pessoas morreram vitimadas por ataques de cães ferozes, tendo sido 84% desses ataques vindo de pitbulls e rottweilers. Tenta-se, tanto nas discussões públicas como no referido projeto de lei, culpar os cães por esses atentados, considerando-os algo análogo a uma praga a ser erradicada. Mas, paralelamente, pouco se fala, nesses meios, da necessidade de se incentivar a guarda responsável de animais dessas raças e responsabilizar os tutores que querem que os cães que tutelam sejam violentos e agressivos.
Essa é mais uma oportunidade de o movimento de defesa animal brasileiro se posicionar contra essa postura preconceituosa e pró-impunidade do poder público e pressionar o Congresso pelo arquivamento do projeto de lei 121/1999.
De: anda (NovoHamburgo.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão