sábado, 23 de junho de 2012

Cão preso em barril de piche morre após esperar por socorro

Itália


Um cachorro abandonado foi negligenciado até a morte após cair em um barril de piche, provavelmente na noite da última sexta-feira, em Sambatello, na Reggio Calabria, Itália. Apesar de todos os pedidos, nenhum órgão responsável o ajudou e ele morreu no sábado (16). A informação é do jornal Blitz Quotidiano.
“Onde estavam as instituições? Por que ninguém veio socorrer aquela criatura?”, disse a Federação Italiana das Associações pelos Direitos dos Animais. Também a ex-ministra Michela Vittoria Brambilla, conhecida pela atuação contra o criadouro de Green Hill e a vivissecção, solicitou à Justiça que investigue o comportamento omisso.
Este é um típico caso de crueldade contra os animais, pois apesar da movimentação dos moradores próximos do local, que ouviam os ganidos do cão preso, nenhuma autoridade ou mesmo algum órgão sanitário apareceu para ajudar. De acordo com testemunhas, um veterinário do Departamento de Prevenção Veterinária foi até o lugar, mas, depois de ter verificado que se tratava de um cachorro abandonado, resolveu deixá-lo onde estava.
A Federação pelos Direitos Animais, que congrega a Entidade Nacional de Proteção Animal (ENPA), a Liga Antivivissecção (LAV), a Liga dos Cães, entre outras, declarou: “a grande indiferença com que as autoridades, que estão ao lado da lei e deveriam socorrer quando um cidadão solicita sua presença ao ver um animal em dificuldade, foi um golpe. O animal ficou por horas ganindo e se lamentando, mas nenhum deles ao menos tentou tirá-lo daquela armadilha. E depois de horas e horas de agonia, o cão morreu. Onde estavam as instituições? E os cidadãos? Se faltou o senso de responsabilidade, que fim levou o bom coração? Fatos assim não são aceitáveis e denotam a mais pura falta de civilidade e sensibilidade.”
A ex-ministra Brambilla solicitou à Justiça italiana que responsabilize todos os envolvidos na omissão, que provocou uma morte tão cruel e que poderia certamente ser evitada. “Quem errou terá que pagar, Não se pode tolerar tal indiferença. Em um país civilizado, a vida de todas as criaturas possui valor absoluto e não daremos mais trégua a quem trata com superficialidade e pouco caso o próprio trabalho, causando a morte de animais indefesos”, falou.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão