quarta-feira, 6 de junho de 2012

Centro de Defesa à Vida Animal é inaugurado em Formiga


O Codevida já está em funcionamento desde março deste ano. Já foram castrados 206 cães (145 fêmeas e 61 machos) e 41 gatos.
Fotos: Thiago Vilela 
No Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), o Centro de Defesa à Vida Animal (Codevida) foi oficialmente inaugurado. A sede está localizada na Fazenda Municipal, próximo à avenida João Pimenta da Veiga.

Participaram da inauguração o prefeito Aluísio Veloso/PT, o secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho, a promotora de Justiça, Luciana Imaculada de Paula, o presidente da Associação de Proteção Ambiental (Arpa II) de Divinópolis, Rafael Baía Capanema, sargento Andreote da Polícia Ambiental, cabo Cristian, capitão Fernandes, coronel Gilberto Freitas. O evento também teve a participação de outros representantes do Executivo, do Legislativo e de demais profissionais ligados ao meio ambiente. Músicos da Emmel se apresentaram durante o evento.

A placa de inauguração foi descerrada por Aluísio Veloso e pela promotora Luciana Imaculada. Na ocasião, em seu discurso, o prefeito disse que o Codevida não protege somente a vida animal, mas a vida das pessoas. Para a promotora, a criação do Codevida demonstra à sociedade a importância de cuidar dos animais que também são seres vivos.

O Codevida começou a funcionar em meados de março deste ano. Oito profissionais integram o quadro de funcionários (uma veterinária, três vigias, três auxiliares e um motorista). A estrutura material é composta por um veículo, cedido em comodato pela Arpa, quatro consultórios veterinários, um canil com seis baias, três almoxarifados e duas salas administrativas.

De acordo com a coordenadora do Codevida, Fernanda Pinheiro Lima, já foram castrados 206 cães (145 fêmeas e 61 machos) e 41 gatos. Dezoito animais tiveram de passar pela eutanásia, pois estavam com a saúde bastante debilitada. Dos animais recolhidos das ruas, oito ganharam um novo lar por meio da adoção. No momento, 51 animais estão hospedados no Centro.

Fernanda Lima disse que a castração está sendo feita em animais domésticos e de rua. O custo das cirurgias fica por conta da Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf).

Existe um projeto para tratar também animais de grande porte. O assunto está sendo analisado pelas autoridades ligadas ao Codevida.

Inicialmente, quando estava ligado à Secretaria de Saúde, o local se chamava Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas a responsabilidade foi transferida para a Secretaria de Gestão Ambiental no final do ano passado, justamente para poder receber recursos provenientes de órgãos ligados à área de meio ambiente, como a Arpa II de Divinópolis e o Ministério Público
Fonte informação: ultimasnoticias.inf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão