quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chimpanzé aprisionado em zoológico esconde pedras para atirar em visitantes

Suécia

Santino nasceu em 1978 em um zoológico de Munique. Foto: Reprodução
O chimpanzé Santino, aprisionado no Zoológico de Furuvik, na cidade de Gävle, Suécia, tornou-se conhecido em 2009 por polir e preparar as pedras que jogava contra os visitantes de seu confinamento. Atualmente ele vem deixando os cuidadores de cabelo em pé, porque recorre a uma técnica de dissimulação para pegar desprevenidos os visitantes.
Ele esconde as pedras sob montes de feno ou atrás de trocos de árvores e, sem mostrar atitude agressiva, as atira sem que ninguém espere.
Santino tem 34 anos de idade e já nasceu preso, num zoológico de Munique (Alemanha), sendo transferido para o de Furuvik. Chama a atenção o fato de ninguém tentar entender se a mania dele de jogar pedras nos visitantes seria uma manifestação de neurose, por estar passando toda a sua vida aprisionado em confinamentos de zoológicos.
A abolição dos zoológicos faria bem tanto a primatas como Santino, que não seria mais tratado como um mero objeto exótico de exibição, como aos humanos, que não sentiriam mais as dores das pedras arremessadas que provavelmente são uma retaliação do chimpanzé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão