domingo, 17 de junho de 2012

Explicando ser contra a construção da Usina de Belo Monte


A história da Represa de Banqiao e as falácias contra usinas nucleares

Nihil Lemos - mente de um lvre pensador
A chuva cai. Era o mês de agosto na China e assim como boa parte setentrional do Extremo Oriente chovia e ventava muito. O tufão Nina castigava o sudeste do país, era o pior tufão em vários séculos e a Natureza mostrava que pouco se importava com seres humanos e as suas construções. A Represa de Banqiao era como muitas represas que vemos em qualquer rio que oferece condições, lá estava ela agüentando como podia, mas Nina estava impossível. A estrutura começava a apresentar vazamento, rachaduras começaram a surgir devido a fortíssima pressão exercida pelo Rio Hu — já bem cheio devido as chuvas. As águas começaram a transbordar, a represa começava a se render, era 1:00 do dia 8 de agosto de 1975. Muitos dormiam, apesar da passagem do tufão, foi quando a grande represa se rendeu a forte chuva que caía e a cheia do rio. Foram mais de 490 milhões de metros cúbicos, um verdadeiro tsunami de mais de 10 metros de altura correu rio abaixo, destruindo centenas de milhares de casas, dizimando plantações e matando milhares de pessoas que inutilmente lutaram contra a força da parede de água que impiedosamente destruía o que encontrava no caminho. A ilustração é da represa Teton. A Represa Banqiao, já destruída, é essa.
Devido aos estragos provocados pelo tufão Nina o número de mortos provocado pelo rompimento da represa Banqiao é incerto. É certo que mais de 9.600 pessoas morreram imediatamente pela inundação provocada pelo rompimento, a estimativa é que mais de 170 mil pessoas morreram nas inundações provocadas pelos dois desastres, a maioria de epidemia provocada pela água contaminada e fome. Outras 61 represas teriam sido danificadas pelo tufão com menos gravidade. Outras mais de 10 milhões de pessoas foram atingidas pelos desastres, cujo o efeito que poderia ter sido bem menor
Já houve muitas histórias de rompimentos de barragens. Todas estão a sujeitas a algum tipo de acidente. Veja uma extensa lista de rompimentos de barragens AQUI. Já escrevi AQUIdiversas razões para ser contra a usinas hidrelétricas e mais AQUI explicando ser contra a construção da Usina de Belo Monte. E vou explicar que sim, no Brasil tem terremotos eciclones. E claro, é o país com maior potencial hidrelétrico do mundo e logo represas é o que não falta, assim como acidentes envolvendo elas como esse.
Então o que é mais perigoso? Uma usina nuclear ou uma hidrelétrica? Muitos ecochatosambientalistas gritam aos quatro ventos frases condenando as usinas nucleares e citam Chernobyl e mais recentemente Fukushima (onde ninguém morreu devido a radiação, as duas únicas mortes foram a de dois funcionários que preferiram arriscar a vida tentando fechar o portão na chegada do tsunami a fugir). Muitos meios de comunicação amam citar os dois acidentes nucleares, mas poucos de atrevem a citar o acidente de Banqiao, a Chernobyl das represas. Mal projetada, com falhas humanas, um acidente excepcional, como ocorreu em Chernobyl. Assim como o rompimento da Barragem de Fujinuma.
fonte:nihillemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão