sábado, 23 de junho de 2012

Festas Juninas: época de sofrimento para os animais domésticos


Mês junho, Santo Antônio, São João, São Pedro, festas, fogos de artifícios e guloseimas. O que é motivo de felicidade e muita diversão para as pessoas, é motivo de sofrimento para os animais. Pensando em diminuir esse mês torturante para os animais domésticos, o Primeira Edição, colheu dicas com a medica veterinária Rafaela Pastl, da Clínica Focinho & Cia, em Maceió AL.
Segundo a médica veterinária, o maior sofrimento nesse período para os animais são os fogos de artifícios. Como os bichos tem a audição mais aguçada que os seres humanos, o som dos rojões fica insuportável para eles. “Eles conseguem escutar um som quatro vezes mais longe que o ser humano”, explicou a veterinária. “Assim, eles ficam atordoados com os fogos de artifício”, disse ela.
Ainda de acordo com a Dra. Rafaela, se nada for feito para, ao menos, diminuir o efeito dos fogos de artifícios, o animal pode, com certeza, ter a saúde afetada. “Animais epiléticos tendem a convulsionar mais vezes com o susto das bombas”, disse. “O estresse pode baixar a imunidade, a fumaça causa problemas respiratórios também nos animais e, isso tudo, permitir que os sintomas de doenças incubadas comecem a aparecer.”
Para Rafaela, uma dica que deve ser seguida nesse período, é deixar o animal em um lugar tranqüilo, onde o som dos rojões seja abafado ao máximo, caso não tenha jeito, o ideal é procurar um médico veterinário para que ele possa prescrever um tranqüilizante.
Sobre a alimentação, a médica veterinária foi enfática, nunca se deve dar restos de comidas para os animais, ‘ainda mais de festas juninas’. “Nossos animais nunca devem comer comidas das festas juninas, são muito gordurosas e podem provocar doenças gastrointestinais”, disse Rafaela.
Segundo especialistas e protetores animais, em época de festas com fogos de artifícios (Festas Juninas, Ano Novo), cresce o número de animais desaparecidos. O barulho dos rojões assusta os animais que tentam corre para longe do barulho e isso, juntamente com o descuido dos tutores, faz com que o números de animais desaparecidos cresça. “Os animais ficam atordoados com os fogos de artifício e o descuido nas festas permitem a fuga desses animaizinhos”, disse Rafaela Pastl.
Veja algumas dúvidas tiradas pela Dra. Rafaela Pastl para o melhor cuidado com o seu PET durante as Festas do Mês de Junho
1. Nunca se deve dar restos de comidas juninas para os animais: “Podem provocar doenças gastrointestinais”;
2. Alguns animais não sofrem tanto os efeitos dos fogos de artifícios, mas a maioria precisa ficar em locais tranqüilos: “Se não for possível, devemos administrar tranqüilizantes, sintéticos ou fitoterápicos”;
3. Mantenham os animais longe da fumaça da fogueira: “Assim como faz mal as pessoas, faz mal aos animais”;
4. Não deixem portões abertos, o barulho do rojão pode fazer o animal se desesperar e fugir;
5. Ao contrário do que dizem (mito), não é aconselhável colocar algodão nos ouvidos dos animais para inibir o som: “Na verdade, isso só deixa os animais mais agitados com o incômodo do algodão na orelha, o ideal é entrar com algum tipo de tranqüilizante”;
6. Sem os cuidados necessário nesse período, o bicho fica sujeito a muitas doenças e sofrimento.
Foto: canilmadjarof/internet
*Com consultoria da médica veterinária Rafaela Pastl, que atende nas clínicas Focinho & Cia, na Ponta Grossa e no Santo Eduardo – Maceió-AL: (82) 3221-6998 e (82) 3337.1760.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão