sábado, 23 de junho de 2012

Fotógrafo americano registra beleza das espécies marinhas


A imagem mostra um peixe-boi da Flórida. Os peixes de aglomeram para comer algas presas no corpo dele. (Foto: Brian Skerry)
O fotógrafo americano Brian Skerry chega a passar até três meses em um local, explorando e fotografando diversas espécies marinhas.
“O oceano é como um caleidoscópio gigante, está sempre mudando”, diz Skerry, que viaja por diversos países fazendo fotos.
Na foto, um peixe budião lima a pele de um peixe-mariposa (Foto: Brian Skerry)
Skerry, de 50 anos, diz ser “um explorador do oceano” e ter se sentido atraído pelo ambiente marinho desde os 13 anos de idade.
“A fotografia submarina é muito desafiadora, porque você não pode usar uma lente telescópica, precisa chegar muito perto de seus objetos, a luz é complicada e você está trabalhando em um ambiente desconhecido”, diz.
Ele já fotografou animais como o tubarão galha-branca-oceânico da imagem acima, que pode medir até 4 metros de comprimento.
Skerry diz acreditar que a maioria dos animais que fotografa tem “curiosidade” sobre ele. “O animal permite que você chegue muito perto dele, tolera você”, diz. “Espero que eu não dê uma impressão intimidadora”.
Um tubarão bico-fino (Foto: Brian Skerry)
O tubarão bico-fino, um dos mais comuns em Fernando de Noronha, é fotografado nas Bahamas. Skerry diz sentir um “medo saudável” dos animais e pesquisar sobre seu comportamento antes dos mergulhos.
O fotógrafo Brian Skerry arrisca a vida nadando ao lado de algumas das criaturas mais perigosas do mar, desde baleias gigantes a tubarões. Acima, uma arraia de cauda curta, cujo agulhão de até 30 centímetros pode causar ferimentos graves em humanos.
“Há outros perigos, o equipamento pode quebrar ou você pode perder de vista o seu buraco de saída quando está mergulhando sob o gelo no Ártico.”
Em seu livro “Ocean soul” (Alma oceânica, em tradução livre), Skerry conta suas experiências e descobertas em 35 anos de exploração submarina.
Acima, um peixe-palhaço dentro de uma anêmona, no Japão. (Foto: Brian Skerry)
Veja mais fotos aqui.
Fonte: Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão