sexta-feira, 22 de junho de 2012

Hermeto Pascal declara que os animais são sua grande fonte de inspiração


No dia 22 de junho de 1936 nascia em Olho d´Água, Hermeto Pascal. Filho de Vergelina Eulália de Oliveira (dona Divina) e Pascoal José da Costa (seu Pascoal) foi criado em Lagoa da Canoa. Hermeto rompeu o território alagoano e espalhou seu trabalho no Brasil e em várias partes do mundo.
Na biografia oficial do músico, publicada em seu site, afirma que os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. E o seu sonho de tocar sanfona o fez se mudar para Recife em 1950 onde tempo depois foi trabalhar na Rádio Difusora de Caruaru.
“Até os 14 anos o meu público e os meus professores foram os animais: os pássaros, os cavalos, as vacas, os sapos. Eu tocava com eles e para eles e tinha uma receptividade maravilhosa. Isso é algo que existe na minha música, essa essência eu não perdi, ela continua comigo em cada coisa que eu faço. Na música sinfônica, no grupo, em qualquer formação”, disse em uma entrevista à Escola de Música de São Paulo em agosto de 2009 e continuou: “Música para mim não é trabalho. É devoção”.
Abaixo seguem dois vídeos. O primeiro é uma entrevista que ele concedeu a Editora Saraiva em 2010e o segundo uma apresentação em 1985 na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão