quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ibama alerta sobre caça de macacos no Amazonas


Macacos tem sido alvos de caça no Amazonas (Foto: Suziane Fonseca/Divulgação FZB-BH)
Dois dos principais centros de triagem de animais silvestres no Amazonas registraram alta no número de macacos resgatados no Estado desde 2010. Segundo o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama do Amazonas (Cetas), somente lá, foram 47 animais ao todo.
A origem desses animais é, em sua maioria, advinda da caça feita em comunidades próximas a Manaus. Relatos de moradores dessas áreas indicam que os macacos teriam sido resgatados após suas mães terem sido mortas por caçadores.
A caça aos primatas adultos muitas vezes resulta em filhotes órfãos, que frequentemente são encaminhados para órgão de meio ambiente ou acabam sendo criados ilegalmente em residências.
Segundo o Ibama, quando filhotes, os primatas são de fácil manejo, porém quando chegam à fase adulta se tornam agéis e adotam comportamento mais agressivo. Por causa disso, muitas pessoas desistem de cuidá-los e os entregam às instituições.
Para isso, o Cetas e o Centro de Triagem de Animais Silvestres Sauim Castanheiras promovem campanhas para dar um destino a estes animais.
Atualmente, os dois centros estão à procura de lar para cinco macacos da espécie guariba vermelho, sendo uma fêmea filhote e quatro machos; dos quais dois são filhotes.
Um dos macacos adultos está há dois anos sob os cuidados de profissionais do zoológico do Hotel Tropical Manaus, e o outro está sob os cuidados de um mantenedor de fauna silvestre. Os demais estão alojados no Cetas municipal.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão