quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lei-determina-esterilizacao-de-animais



Abandono: Cerca de 40 cães foram encontrados em um lixão em Barra Mansa, e agora aguardam por um dono
Barra Mansa
Foi aprovada em Barra Mansa a lei municipal que determina a esterilização gratuita e estabelece outras diretrizes com a finalidade de diminuir o número de animais abandonados e a prática de maus tratos.
A lei se baseia no projeto intitulado Rede Animal, que possui três pilares: a educação como tentativa de conscientização, a esterilização e a adoção. Para tanto, a intenção é unir a prefeitura, entidades, órgãos de proteção, instituições de ensino e empresas.
De acordo com Mônica Torres, voluntária para proteção dos animais, os dados do município indicam existir atualmente cerca de 3.500 cachorros de rua na cidade - isto sem contar a população de gatos abandonados, com estimativa de ser ainda maior. Como destacou a voluntária, se a fêmea felina não for fecundada, ela começa imediatamente um novo período de cio.
- O Projeto Rede Animal prevê a inserção de ações educacionais em escolas e bairros do município de forma a conscientizar sobre a posse responsável e a legislação vigente, além de mapear as necessidades de esterilizações daquelas comunidades. Posteriormente serão realizadas campanhas de adoção de animais esterilizados que não tenham dono e que não estejam em sistema de abrigamento fixo - destacou.
Segundo Mônica, o modelo ideal de tratamento aos animais em abandono desconsidera recolher e abrigar grandes quantidades de bichos. Para ela, esta forma de cuidado não colabora para a socialização e bem estar das criaturas.
- Estes "depósitos" contribuem para a disseminação de doenças, transforma a personalidade dos animais (deixando-os mais tristes ou agressivos). Praticamente impossibilita a adoção e não resolve de forma definitiva a situação do aumento descontrolado da população de cães e gatos em nossa cidade. Fazer menos do que é necessário para se resolver o problema é o mesmo que não fazer nada. A situação dos animais em Barra Mansa se configura como um problema sério de saúde pública, e assim deve ser tratado - ressaltou.
Conforme disse Mônica, a previsão é que seja feito um trabalho em conjunto com as associações de moradores para mapear os bairros e saber a necessidade de cada localidade. A ideia é que as associações sejam o ponto de referência para que a população faça o cadastro. Outra questão é a parceria com empresas e instituições que garantam a viabilidade do tratamento. A sugestão da voluntária é que a faculdade existente em Barra Mansa disponibilize o curso de Veterinária para os atendimentos de esterilização. O material seria comprado pelo município.
- A Lei 4.008/12 caracteriza a esterilização gratuita de caninos e felinos como função de saúde pública, institui sua prática como método oficial de controle populacional e de zoonoses, proíbe o extermínio sistemático de animais urbanos e dá outras providências. Ela não estabelece apenas a esterilização de cães e gatos de rua, pois esta acabaria se tornando o método "oficial" de controle populacional. Para que a lei seja aplicada e os animais de Barra Mansa realmente beneficiados, faz-se necessário um projeto sólido, que reúna o maior número possível de pessoas e entidades, de forma que cada um possa fazer a sua parte e todos resolverem o problema - salientou.



fonte: diariodovale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão