quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lobos morrem afogados em poço de mina abandonada

Michigan EUA

Foto: AP
Ao menos três raros lobos se afogaram em um poço de uma mina abandonada em Isle Royale, Michigan (EUA). O fato contribui para a diminuição da população desta espécie selvagem na área de deserto do Lago Superior, segundo especialistas da Universidade Tecnológica de Michigan.
A instituição informou que os pesquisadores estavam se perguntando por que a contagem anual de inverno resultou apenas em nove lobos e uma fêmea. O número foi o mais baixo encontrado desde que os cientistas começaram a observar, há mais de 50 anos, a relação presa-predador entre os raros lobos e os cervos presentes no parque nacional. As informações são do jornal The Republic.
“Descobrimos que aconteceu uma verdadeira catástrofe no início deste inverno, em janeiro, antes que chegássemos à ilha”, disse o biólogo John Vucetich.
No momento da contagem, Vucetich e o ecologista Rolf Peterson consideraram que poderia ser o sinal de que os lobos estivessem entrando em extinção no remoto parque, já que eles viviam em equilíbrio com a população dos alces.
Entretanto, em fins do mês de maio, um biólogo do parque nacional encontrou carcaças animal boiando na água de um poço de uma mina construída no século XIX. Ao examinar o material, foi descoberto que se tratava dos restos de três lobos que se afogaram. Um deles era uma jovem fêmea, que ajudava a manter a população. Acredita-se que o acidente tenha ocorrido entre outubro e janeiro.
“Não é possível saber como os três foram parar naquele buraco, mas é provável que o acúmulo de neve e gelo tenha sido responsável pelo acidente”, explicaram os cientistas.
De acordo com a avaliação realizada, os lobos tinham uma camada visível de gordura em seus órgãos, o que sugere que eles não estivessem sofrendo de falta de alimentos.
Peterson e Vuchetich estão limpandos os ossos dos animais mortos para assim examinar e coletar dados. Os dois também planejam recolher amostrar do DNA dos animais para estimar a idade e história pregressa.
Acredita-se que os alces tenham sido os primeiros a chegar à ilha, provavelmente nadando, no início de 1900. A população desta espécie cresceu rapidamente, mas diminuiu significativamente duas vezes com a chegada dos lobos, que migraram a partir de 1950 e ali se estabeleceram.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão