quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mais de mil espécies da fauna e da flora brasileira estão ameaçadas de extinção

A fauna e a flora brasileira têm, juntas, mais de mil espécies ameaçadas de extinção, segundo dados dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, lançados na segunda-feira (18) pela primeira vez pela Fundação Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao todo, são 627 as espécies ameaçadas na fauna e 461 espécies na flora do país. O local com maior número de espécies sob risco de desaparecimento é a Mata Atlântica, presente, já em pouca quantidade, no litoral do país. O segundo local mais ameaçado é o Cerrado, no centro do país, e o terceiro é a Amazônia.
Os 62 indicadores do IBGE avaliam os aspectos ambiental, social, econômico e institucional do país, e foram divulgados durante a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20.
Entre as fragilidades, segundo a fundação, está a permanência das desigualdades sociais e de gênero. Já os fatores que tiveram melhoria nos últimos anos são a redução na desflorestação anual da Amazónia (77% a menos em seis anos), o aumento do número de áreas protegidas, a queda na mortalidade infantil e a melhoria no acesso dos moradores a serviços de água e saneamento.
Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão