terça-feira, 26 de junho de 2012

Militar diz que animais eram usados na tortura nos anos 1970


COBRAS E JACARÉS
Cinco filhotes de jacaré e uma jiboia foram usados, na primeira metade dos anos 1970, para torturar os presos políticos levados para a carceragem do Pelotão de Investigações Criminais (PIC) do I Exército, na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, onde também funcionava o Destacamento de Operações de Informações (DOI). O tenente-coronel reformado Paulo Malhães, de 74 anos, na época lotado no DOI, disse que os animais eram dele e foram capturados no Rio Araguaia, na Região Amazônica, durante a campanha militar contra a guerrilha do PC do B.
Malhães, que usava o codinome “doutor Pablo” na repressão, contou ao jornal O Globo como funcionava um aparelho clandestino montado pelo Centro de Informações do Exército (CIE) em Petrópolis. Na literatura dos anos de chumbo, o lugar ficou conhecido como “Casa da Morte”, de onde só teria saído com vida um dos mais de 20 presos políticos que passaram por lá, a ex-militante da VAR-Palmares e VPR Inês Etienne Romeu. O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, ministro Gilson Dipp, anunciou que pretende ouvir Malhães.
“Contamos com a boa vontade da parte dele para reconstruir os fatos. É preciso lembrar que a comissão não tem caráter judicial e nem punitivo. Então, eu lhe ofereço essa garantia. Ele não precisa temer consequências”, disse Dipp.
fonte: jornalpequeno

comentário
Tive sorte quando fui presa em abril dos anos 70 o filhote de jacaré tinha morrido e, com isso, não passaram pelas minhas costas, como costumavam fazer . Alber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão