sexta-feira, 22 de junho de 2012

ONGs protestam contra inclusão de animais vivos em abertura olímpica

O diretor Danny Boyle utilizará mais de 100 animais na cerimônia de abertura
Foto: LOCOG/Divulgação

Um grupo de seis ONGs reivindicou ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog) que impeça o diretor Danny Boyle de contar com a presença de mais de 100 animais de fazenda para compor o clima bucólico da cerimônia de abertura do evento, que acontecerá no dia 27 de julho, no Estádio Olímpico.
Segundo o jornal The Guardian, com base na Lei do Bem-Estar Animal de 2006, o grupo alertou, por meio de uma carta dirigida ao diretor de cerimônias, Bill Morris, que o comitê pode ser responsabilizado judicialmente, alegando que a apresentação seria "uma experiência altamente estressante e provavelmente aterrorizante" para os animais. A norma proíbe que se cause medo e angústia indevida a eles.
As ONGs acreditam que "sujeitá-los à presença de mais de 62 mil pessoas, luzes, sons e à atmosfera da festa, impedindo-os de exercer seus instintos de se esconder", seria algo doloroso.
A carta afirma ainda que uma petição pública pela causa recebeu mais de 11 mil assinaturas em uma única semana e pede que os organizadores "ouçam a voz do público".
O Locog disse que concorda que o assunto é de extrema importância e informou que trabalhará com a Sociedade Real para a Proteção dos Animais (RSPCA) para assegurar o bem-estar dos animais.
Danny Boyle, que dirigiu o filme "Quem quer ser um milionário?", reagiu à polêmica com bom humor, brincando que os animais serão mais bem cuidados que os voluntários que participarão da cerimônia.
O espetáculo, chamado "Isles of Wonder" ("Ilhas da Maravilha"), em referência à obra "A Tempestade", de William Shakespeare, inclui 12 cavalos, três vacas, duas cabras, 10 galinhas, 10 patos, nove gansos, 70 carneiros e três cães pastores.
Londres 2012 no Terra
Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.
fonte: esportes.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão