sexta-feira, 8 de junho de 2012

Origem da vaquejada


Autor: Canal Rural
A vaquejada é uma tradição que começou lá na época dos coronéis. O gado era marcado e solto, não havia cercas. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões para juntar novamente o gado. Os vaqueiros entravam na mata fechada em busca dos bois e precisavam muita agilidade e malabarismo para desviar dos galhos e espinhos. Alguns vaqueiros se destacavam pela habilidade e valentia. Com o passar do tempo, os coronéis perceberam que as vaquejadas poderiam ser um grande passatempo, e para não perder a tradição, surgiu a idéia da disputa.
Veja como são criados e treinados os cavalos de vaquejada, e quais os problemas que aparecem com o desgaste físico. Na Bahia e em Pernambuco. Visitamos alguns haras que criam cavalos para este esporte tão popular no Nordeste. A prova é disputada em duplas e o objetivo é derrubar o boi dentro de uma área demarcada.
.............................................
comentário
Como toda tradição, a vaquejada nasceu  da ignorância, a consolidação de rudes prazeres provindos
da escuridão dos seres condicionados, escavos por natureza.
A época dos coronéis já se foi, mas sua cultura continua portante precisamos extirpar, por completo, esta época - extirpar da cabeças dos ruralistas, do pessoal da roça , do interior campesino.. REVOLUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão