domingo, 17 de junho de 2012

Saga de leão que mobilizou a internet chega ao fim

Felino foi colocado no cambiamento, onde ficará para descansar antes de ser solto na área livre de sua casa (Foto: Divulgação)
A história de sofrimentos e incertezas do leão Juba, que tem 18 anos e sofreu maus-tratos na maior parte de sua vida em zoológicos particulares, teve um final digno na noite desta sexta-feira (16), quando o felino finalmente chegou à ONG Mata Ciliar, em Jundiaí, onde um recinto definitivo foi especialmente preparado para ele, por meio de doações obtidas através de uma página do Facebook.
O animal, que depois de resgatado viveu quatro anos em um abrigo provisório no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em Fortaleza, saiu do Ceará às 12h30 e chegou ao Aeroporto Internacional de Cumbica às 16h30, em um voo da ABSA.
De Guarulhos, foi levado às 18h10 para Jundiaí, em um caminhão da Concessionária AutoBan, que auxilia a ONG por meio do projeto Guardiões da Mata. O translado contou com escolta da Polícia Militar Rodoviária.
Juba chegou à ONG às 19h20 e foi colocado no cambiamento, onde ficará para descansar antes de ser solto na área livre de sua casa.
A viagem
De quinta-feira (14) para sexta (15), Juba dormiu dentro da caixa de 2,20m de comprimento por 1,30 de altura feita para o translado. Pronta há quatro meses, ela foi colocada no recinto provisório onde ele vivia para que o felino já se acostumasse com ela. Com isolamento acústico, para evitar que se assustasse ou se estressasse, foi confeccionada com material reciclado doado pela empresa Tetra Pak.
A viagem requereu cuidados especiais devido à idade avançada do leão (cuja espécie vive cerca de 25 anos) e à sua debilidade por conta dos maus-tratos sofridos.
Leão ficará no cambiamento para descansar antes de ser solto na área livre de sua casa (Foto:Thiago Fonseca/ Portal RAC)
Novela
Depois de resgatado, Juba viveu quatro anos no recinto provisório em Fortaleza, destinado à recuperação de animais doentes ou machucados, que devem permanecer ali por, no máximo, quatro meses.
Entretanto, só depois de quatro anos, conseguiu ser transferido para o zoológico Municipal Sargento Prata, também em Fortaleza. Mas, devido à também inadequação do local, foi devolvido ao Centro de Triagem do Ibama.
Suas incertezas foram postas em uma página do Facebook, onde cerca de R$ 30 mil foram arrecadados para que sua casa definitiva fosse finalmente construída em Jundiaí.
O voo seria feito gratuitamente pela TAM Cargo, mas como a caixa para transportá-lo não cabia em nenhuma das aeronaves da companhia que fazem a rota Fortaleza-São Paulo, o voo teve que ser feito pela ABSA, a única empresa com aviões capazes de trazê-lo.
No entanto, como a ABSA não dispõe de toda a documentação necessária para que o governo federal pague pelo transporte, foi necessário pagá-lo de forma particular.
A maior parte, R$ 11,5 mil, foram doados pela TAM e o restante obtido com doações arrecadadas pelo Facebook.
A casa nova, em Jundiaí/SP (Foto:Divulgação)
Crime
Os ex-tutores de Juba foram condenados e, além de multa, respondem por crimes ambientais contra o felino.
fonte:anda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão