sexta-feira, 29 de junho de 2012

Super vaso sanitário transforma fezes em eletricidade e fertilizante


Na corrida por sistemas energéticos mais sustentáveis, talvez nenhuma tecnologia seja tão “natural” quanto essa. Cientistas de Singapura inventaram um vaso sanitário que transforma as fezes em eletricidade e fertilizante, e ainda economiza cerca de 90% de água.
Para conseguir esse feito, o sistema usa um tipo de descarga a vácuo, parecido com o dos aviões. Os resíduos sólidos são separados dos líquidos, e apenas um litro d’água é necessário para o primeiro tipo, e 200 ml para o segundo. Para você comparar, as descargas atuais usam uma média de quatro a seis litros, independe do que você deixou ali.
Por enquanto o produto está em fase de testes, mas talvez daqui uns três anos você já vai poder sentar em um desses. O foco principal dos cientistas não é a economia de água, mas a proposta de usar os resíduos e alguns resíduos químicos em busca da produção de energia e fertilizantes.
Para conseguir a produção de fertilizantes, a separação do líquido e do sólido permite que componentes como nitrogênio, fósforo e potássio sejam aproveitados. Já no caso energético, os restos sólidos serão colocados em um biorreator, que irá produzir gás metano. Esse pode ser usado em fogões comuns e ser convertido em eletricidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão