sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uso de animais como ‘videntes’ da Eurocopa irrita grupos ativistas alemães


A elefanta Citta foi um dos animais explorados para a prática patética de prever jogos (Foto: EFE/Jacek Bednarczyk)
A Alemanha irritou ativistas de direitos dos animais com suas tentativas mais recentes de prever os resultados da Eurocopa 2012.
Dois anos após a morte do polvo Paul, famoso durante a Copa do Mundo da África do Sul, diversos animais estão sendo explorados para “prever” que time de futebol irá vencer o campeonato entre times europeus.
Emissoras de TV e rádio em todo o país mobilizam vacas, cabras, tartarugas e até um elefante para que eles prevejam os resultados dos jogos, com diversos graus de êxito.
“Atualmente, todo mundo que tem um animal parece querer colocá-lo diante das câmeras”, disse à BBC o porta-voz da organização de direitos dos animais Tierschutzbund, Marius Tunte.
O grupo afirma que o uso de animais como “videntes” ameaça a dignidade deles.
‘Sofrimento desnecessário’
O correspondente da BBC em Berlim, Stephen Evans, disse que a organização dedicou especial atenção a uma rádio online que usou uma serpente píton chamada Ado.
Dois ratos foram oferecidos à cobra, um que representava a Alemanha e outro que representava a Dinamarca antes do jogo entre os dois times.
A Tierschutzbund disse que “sofrimento desnecessário está sendo infligido (aos animais) puramente por entretenimento”.
A vaca Yvonne fez fama ao conseguir prever que um time que acabou perdendo, venceria.
Outros animais que foram vítimas da Eurocopa 2012 são a porca Emma, as lontras Ferret e Mormel e a cabra Traudl, que conseguiu trabalho em uma rádio da Bavária, no sudeste do país.
O polvo Paul se aposentou aos dois anos de idade, depois de ser exaustivamente escravizado como vidente oficial da Copa do Mundo de 2010.
O animal nasceu em Weymouth, na Grã-Bretanha, mas passou a maior parte de sua vida no Centro de Vida Marinha em Oberhausen, na Alemanha. Paul faleceu em outubro de 2010.
fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão