terça-feira, 10 de julho de 2012

Associação de proteção animal resgata cães abandonados em condomínio, na BA


'Furacão' está em estado grave, diz veterinária. (Foto: Urânia Almeida/Arquivo Pessoal)
Dois cachorros foram retirados de uma residência em construção na tarde desta segunda-feira (9), em Salvador. De acordo com informações da diretora da Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA) – unidade Bahia, Urânia Almeida, os cachorros estavam em um estado deplorável de abandono e muito magros. “Recebemos uma denúncia dos moradores do condomínio. Fui acompanhada de um advogado e conseguimos entrar na casa, que estava trancada com um cadeado. Nos deparamos com uma situação terrível, pois encontramos dois cachorros vivos e outro morto. Eles não tinha acesso a água e nem a comida”. Os animais foram encontrados em um condomínio de classe média alta no bairro de Piatã.
A diretora contou que não havia como esperar uma liminar judicial para autorizar a entrada. “Se eu esperasse a liminar os animais poderiam morrer. Entrei acompanhada de um advogado e chamamos um chaveiro, que abriu o portão. Resgatamos os animais e fomos embora, trancando o portão”, explica. Ela disse ainda que esse crime ainda estava em andamento, por isso, foi orientada pelo advogado a entrar na residência.
O tutor dos animais, que através de informações da associação, se chama Paulo Cesar C. Ferreira e é escrivão de polícia da delegacia de Simões Filho. A Associação informou que medidas serão tomadas. “Isso é um verdadeiro absurdo que não pode ficar impune, para que não ocorra novamente. Já estamos buscando apoio judicial para acioná-lo”, enfatizou a diretora.
Estado de saúde
A veterinária Débora Loussinian Cruz disse ao G1 que eles estão muito debilitados e correm risco de morte. “O estado deles é crítico. Eles vieram bastante magros e um deles está com o pior estado. Está apático, não anda direito e nem late. O corpo dele está com larvas que estão comendo sua pele.
Ao chegar a clínica Vidanimal, os veterinários constataram que um dos cães,o macho, sofria de miíase, popularmente conhecido como bicheira, na pata e no pênis. Além disso, ambos estão em extrema magreza. Os animais, que receberam os nomes de Neve e Furacão, vão precisar ficar internados para tratamento veterinário, que foi avaliado em R$ 1.830. Com a parceria entre a clínica e a associação, o valor foi reduzido em 50%, ficando R$ 915, assim mesmo, a ONG está buscando ajuda. “Qualquer valor será bem vindo, o importante é ajudar” afirmou Urânia.
Ela informou ainda que os dois animais já receberam comida e estão bebendo bastante água. “Em casos como esses não podemos deixar a comida livre. Estamos alimentando os cachorros várias vezes ao dia e em pequenas quantidades”, disse.
Patruska Barreiro, presidente da APBA, avalia os cães na clínica (Foto: iBahia)
Contribuições
Os interessados em ajudar podem fazer um depósito em qualquer valor nas contas da Associação ou diretamente na clínica que fica localizada na Rua Wilson Palmeiras, 54 – Amaralina.
Banco Bradesco
Agência: 3557-2
Conta Poupança: 503091-9
Banco do Brasil
Agência: 4278-1
Fonte G1 e iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão