terça-feira, 10 de julho de 2012

Cachorro é mantido preso há dois anos no Interior do CE


Um cachorro vira-lata é vítima de maus-tratos em sítio às margens da BR-116, próximo ao município de Milagres, a 475 quilômetro de Fortaleza. De acordo com a denúncia, o animal, que atende pelo nome de Reque, está doente, mal alimentado e preso por corda a uma árvore há quase dois anos. A denúncia foi feita por um leitor do Diário do Nordeste Online através da ferramenta vc-repórter.
Segundo a denúncia, vizinhos e familiares tentaram conversar com o tutor do animal para que ele soltasse o cachorro, entregasse para cuidados de outras pessoas ou sacrificasse o animal. No entanto, o tutor se recusa a entregar o cachorro. “Ele só afirma que o cachorro é dele, que não vai dar para ninguém”, afirma a fonte da denúncia, que preferiu manter o anonimato.
Essa não é a primeira vez que o dono do sítio é protagonista de ações de maus-tratos contra animais. Segundo a fonte, um cavalo foi espancado até a morte pelo dono do sítio e a ação foi testemunhada por moradores da localidade.
De acordo com a fonte, duas denúncias foram feitas à Secretaria de Vigilância Sanitária do Município de Milagres, mas nenhuma ação foi tomada pela falta de veículos para chegar ao local.
Vigilância Sanitária
A coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, Francisca Janaína Martins Sampaio, afirma que a Secretaria mantém um banco de dados com todas as denúncias de maus tratos contra animais arquivadas, e que nele não se encontra nenhuma contra o dono do sítio.
Segundo a coordenadora, funcionários da Prefeitura, acompanhados de uma veterinária, irão ao local em até 48h para verificar a gravidade da situação e conversar com o tutor do animal. Caso seja confirmado maus-tratos contra o animal, e o tutor não tome providência, a denúncia será encaminhada para a Procuradoria do município, que dará entrada em processo contra o agressor. Se condenado por maus-tratos, o dono do animal pode sofrer multa, ou até ser preso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão