terça-feira, 17 de julho de 2012

Cadela encontrada com espinhos na pele é salva do abandono

EUA
Por Janice Cabral, da Dogs in Brazil
Tradução: Patrícia Tai (da Redação)



Em 29 de maio, um dos nossos amados cães morreu. Seu nome era Emmy e ela era uma mestiça de pastor alemão. Ela tinha nove anos e morava na casa com seis outros cães. Era a cadela mais doce que qualquer pessoa poderia imaginar. Fiquei arrasada, mas somos um grupo de resgate de animais e eu decidi que a melhor maneira de honrar a Emmy seria salvando outra vida. Havíamos conseguido cuidar bem de Emmy por toda a sua vida e o número de cães não aumentaria. Seria apenas o mesmo número de cães que tínhamos antes. Então, começamos a procurar por um cão realmente necessitado. Tinha que ser um cão que morreria caso não tivesse a nossa ajuda.
Nas proximidades da nossa vila, os cães abandonados pareciam em ótimo estado. Isso é incomum no Brasil, mas aqui nos Estados Unidos não é tão ruim a situação dos cães que vivem nas ruas pois muitas pessoas cuidam deles, incluindo um grupo de taxistas. Nós decidimos ir para áreas que sabíamos que iríamos encontrar cães com problemas devido ao clima. As áreas rurais são sempre piores. Estava chovendo há muitos dias e nosso carro não estava equipado com tração nas quatro rodas para lidar com a lama. O tempo passou e a chuva continuou.
Chovia forte no dia 13 de junho quando um de nossos cães latia sem parar, até que fomos investigar o motivo de tanto barulho. No começo não vimos nada, até que olhamos na direção para a qual ela latia. Então vimos Gemma (como nós a chamamos depois porque era mês do signo de Gêmeos e porque ela é uma pequena joia (“gema” preciosa). Vimos a pequena cadela branca e preta amontoada atrás de uma placa de um canil. Ela estava espremida entre arbustos e a placa, e estava agitada. De início, pensamos que estava presa ou machucada. Não é comum ver um cão abandonado naquela região por ser uma área remota e desabitada no alto das montanhas. Não há comida no local e há muitos perigos, como leões da montanha e outros felinos selvagens.
Ela não fugiu de nós
Nós a pegamos e ela não tentou fugir. Foi quando percebemos que seu focinho estava cheio de espinhos de porco-espinho e estava extremamente magra, com sua espinha e costelas bem visíveis. Ela pesava apenas nove quilos.
Não havia nada extraordinário sobre este resgate, exceto pelo fato de termos procurado por cães durante dias e não termos reparado em um cão tão necessitado e que estava a apenas oito quilômetros de nós. Ironicamente, ela estava ali como que esperando que a ajudássemos e a trouxéssemos conosco.
Eu sempre penso que foi Emmy quem guiou esta pobre cadela até nós. Ela só pode ter vindo da floresta. Talvez alguém da aldeia tenha a abandonado ali. Ela estava com fome e com o nariz cheio de espinhos, e teria sofrido uma infecção se não fosse socorrida. Com nove quilos, ela poderia ter sido morta por algum outro animal, ou ter morrido de fome. E ela poderia ter corrido de volta para a floresta quando fomos em sua direção, mas preferiu ficar, embora estivesse estática de medo. Quando a peguei, ela não ameaçou me morder, e também não o fez quando removemos os espinhos de sua face. Ela já tinha plena confiança em nós.
Realmente acredito que Emmy disse a Gemma onde ir e o que fazer. Foi a despedida de Emmy e um generoso presente dela para nós e para Gemma.
Uma informação especial sobre cães vinda a ONG Harmony Fund
No mês passado, a organização Harmony Fund enviou recursos para a ONG Dogs in Brazil, para que fossem construídos abrigos para cães resgatados no inverno. A contribuição é feita com grande satisfação, pela Harmony Fund.
Você também resgata?
Toda semana, a ONG The Great Animal Rescue Chase compartilha experiências heroicas de resgate de animais, e publica essas histórias não como entretenimento, mas como parte de sua missão para educar e inspirar. A ONG aposta na criação de uma cultura de capacitação de defensores de animais, encorajando-os a captar oportunidades de ajudar animais em necessidade ou perigo.
Segundas chances são poucas e distantes na atividade do resgate. Algumas vezes você espera para fazer algo e o animal pode se mover ou pode ser tarde. Hoje a ONG aplaude cada pessoa que resgata um animal e que encontra coragem para fazer a coisa certa na hora certa em que um animal precisa de socorro, e pede que quem tenha uma história para compartilhar ou queria conhecer mais histórias, visite o site: www.animalrescuechase.com .
Nota da Redação: Vale a dica para que todas as ONGs brasileiras também criem esse tipo de espaço em seus sites, relatando histórias bem sucedidas de resgate, de modo a educar e encorajar para que mais pessoas o façam.
    fonte: anda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão