segunda-feira, 16 de julho de 2012

Castração de animais é caso de saúde pública

A lógica é simples, com a castração dos animais haverá menos abandono, menor número de bichos para sofrerem com a violência e menos indivíduos transmitirão doenças



(Foto: Reprodução)
O direito dos animais é um assunto que tem entrado constantemente em pauta, muito se discute sobre a violência, abandono e castração, mas poucos aliam essas questões à saúde pública. A lógica é simples, com a castração dos animais haverá menos abandono, menor número de bichos para sofrerem com a violência e menos indivíduos transmitirão doenças, tanto de um animal para outro quando as zoonoses, transmitidas de animais para pessoas.
De acordo com Fabio Fenci, 40 anos, publicitário e diretor da ONG “No Caminho da Paz”, a castração é de suma importância para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência. “Com o número reduzido de animais abandonados nas cidades, consequentemente diminuem os casos de mordidas e doenças relativas à animais, além de promover uma sociedade com um grau de civilidade elevado elevado e mais saudável, contribuindo com a consciência ecológica”, explicou.
Entre as doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos estão a raiva (doença incurável para animais e pessoas), leshimaniose e esporotricose, esta última no caso dos gatos.
Não há números oficiais sobre animais que vivem nas ruas da capital
Apesar de não existir um número oficial ou censo que quantifiquem o número de animais abandonados pelas ruas da capital, estima-se que haja entre 160 e 300 mil bichos vagando pelas ruas, muitos cães não sobrevivem até os três anos de idade, morrendo por desnutrição, maus-tratos, atropelamentos entre outras razões. “Mas antes disso procriam entre cinco e seis vezes, além de ser uma vida sofrida, coloca muitos descendentes que terão a mesma sorte”, continuou Fenci.
Também não há números que comprovem o índice de abandono, pois as pessoas praticam este ato em lugares escondidos, estradas com pouco movimento, áreas semirrurais e sem vigilância. “Mas podemos citar que os animais mais velhos, que não ‘servem para algum propósito – segurança, procriação ou por economia – sejam os mais abandonados pelos tutores”, disse o diretor da “No Caminho da Paz”. Outro fator que determina os abandonos é o fator humano, como nascimento de um filho, mudança de endereço ou descaso e descarte do animal como objeto.
ONGs fazem castração gratuita em São Paulo e região Metropolitana
Sensibilizadas com a situação a que os animais são submetidos ao serem abandonados por seus tutores, existem ONGs e clínicas veterinárias que fazem a cirurgia gratuitamente na periferia. Entre as instituições, destaca-se a “No Caminho da Paz” que, desde 2010, já realizou 11.964 cirurgias de castração. “A nossa instituição surgiu da vontade de resolver a situação precária dos animais e da natureza que coexistem com os humanos, devido a baixa renda e dificuldade do transporte dos animais, acreditamos que os mutirões possibilitem um maior acesso a esse serviço”, contou Fabio Fenci, 40 anos, publicitário e diretor da ONG.
A triagem para a realização das cirurgias é realizada com uma ou duas semanas de antecedência e no cadastramento dos animais para a cirurgia são feitas perguntas básicas como idade, raça, espécie, tamanho e se o animal sofre de alguma doença preexistente. “Qualquer cidadão com comprovação de residência na cidade de São Paulo pode castrar até 10 animais sem custo, independente de sua classe social, mesmo o nosso foco sendo a periferia e munícipes de baixa renda”, explicou Fenci. A equipe da ONG é formada por cerca de 25 pessoas, sendo 12 veterinários, 4 estudantes ou residentes de medicina veterinária, 4 técnicos e o restante voluntários pontuais.
Ainda de acordo com Fenci, a população se conscientizou da importância da castração, não mais confundindo a cirurgia para evitar a procriação com algum tipo de mutilação. “Muitos procuram castrar porque sabem dos benefícios, como a prevenção de doenças ao animal – tumor de mama ou hiperplasia de próstata – e a gravidez indesejada das fêmeas”, relatou o diretor. Entre os trabalhos feitos pela ONG estão a distribuição de folhetos informativos sobre guarda responsável de animal de estimação, incentivo e parceria com teatrinho para crianças e o esclarecimento de dúvidas da população.
Números da “No Caminho da Paz” de dezembro de 2010 a maio de 2012:
Total de cirurgias: 11.964
Óbitos: 12
Outros procedimentos: 101
06 mastectomias
46 testículos ectópicos ( cavidade abdominal )
01 cisto hepático
15 anaplastias
13 hérnias umbilicais
10 hérnias inguinais
02 esplenectomias
03 hérnias diafragmáticas
01 eventração
02 laparotomias exploratórias
Serviço
Sede da ONG:
Rua Casa do Ator, 675, Vila Olímpia, São Paulo, SP
Tel.: 2337-5944 / 8395-8016 – e-mail: contato@sapa.org.br
Facebook: www.facebook.com/sapaorgbrasil
Fonte: Guarulhosweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão