sábado, 21 de julho de 2012

Cidade de São Francisco estuda lançar programa para proteger mendigos e seus cães


Foto: Beverly & Pack/flickr
A cidade de São Francisco (Califórnia, EUA) espera resolver dois de seus grandes problemas – mendigos e cães que vivem nas ruas – com a implementação do Programa WOOF (Wonderful Opportunities for Occupants and Fidos). O programa encoraja pessoas sem-teto a desistirem de pedir esmolas em troca de um pequeno salário para cuidar de filhotes até que estejam prontos para adoção.
Graças a uma doação particular de 10 mil dólares, o WOOF provê aos participantes pagamentos semanais para o cuidado dos filhotes, bem como alimentos para cães, coleiras, cuidados veterinários, e formação em cuidados animais e habilidades profissionais. O montante dos pagamentos ainda está sendo estudado, mas provavelmente será entre 50 e 75 dólares por semana.
“Isso supera o que eles estariam recebendo de esmolas”, diz Rebecca Katz, diretora de cuidados e controle animal da cidade, ao The Atlantic.
A iniciativa, que parece ser a primeira do tipo, foi ideia de Katz e Bevan Dufty, responsáveis na Prefeitura pelos sem-teto. Eles esperam que a iniciativa ajude a cidade, os mendigos e os animais.
No ano passado, 500 cães foram levados para o Centro de Controle e Zoonoses de San Francisco, sobrecarregando o sistema, e em março, os cidadãos classificaram a mendicância como sua principal preocupação, em uma votação na Câmara de Comércio.
Mas nem todos são favoráveis ao WOOF. Em uma cidade onde os cães são mais numerosos que as crianças, não é surpresa que muitos moradores manifestem preocupação com a segurança dos filhotes.
Ativistas de direitos animais uniram suas vozes ao coro. A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) disse que San Francisco está jogando “roleta russa” com os cães, e ofereceu à cidade 10 mil dólares para deter o plano.
“A PETA está disposta a colocar 10 mil dólares – quantia igual ao programa privado – se a cidade, ao invés disso, instituir um programa para os sem-teto que não envolva animais de forma alguma, disse Teresa Chagrin, representante do departamento de investigações de crueldade da PETA, em carta ao Prefeito.
No entanto, Dufty disse que a cidade está empenhada em fazer um teste piloto de dois meses do WOOF, que está programado para começar em Agosto com cinco cães e 10 cuidadores, que passaram por triagem.
“Afinal, nós queremos ver as pessoas tendo vidas completas e com propósito, e este é um passo na direção certa”, Dufty disse ao San Francisco Chronicle.
O Centro de Zoonoses e Controle Animal de São Francisco irá avaliar todos os potenciais cuidadores adotivos de filhotes, para garantir que eles são adequados para o programa. Os participantes devem viver em casas de apoio e provar que não são doentes mentais graves, não são colecionadores, não estão buscando tratamento para dependência de substâncias e não têm um histórico de violência. Todos os participantes que forem pegos pedindo esmolas serão removidos do programa, e o cachorro será levado de volta para o abrigo de animais
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão