sábado, 28 de julho de 2012

Cientistas fazem primeira foto de macaco de nariz arrebitado na China


(Foto: Liu Pu)
Estudiosos chineses divulgaram a primeira evidência de que uma população do recém-descoberto macaco de nariz arrebitado, Rhinopithecus strykeri, vive na China. Até o momento, especialistas não haviam sido capazes de fotografar a espécie. As imagens foram publicadas no periódico American Journal of Primatology.
Acreditava-se que o animal, descoberto em outubro de 2010, vivia apenas em Mianmar, no sul da Ásia. Mas cientistas do Programa de Conservação Natural da China encontraram a espécie em uma floresta da província de Yunnan, na China. “A população desta espécie é difícil de estimar, mas acreditamos que seja inferior a 100 indivíduos”, disse Yongcheng LongLong, que coordenou a expedição.
O macaco é fácil de encontrar quando está chovendo, já que espirram quando a água da chuva entra em seu nariz arrebitado. O animal tem ainda pele escura em quase todo o corpo, sendo somente algumas partes brancas. A cauda é relativamente longa, aproximadamente 140% do seu corpo. Estas características, descritas na pesquisa de 2010, foram confirmadas pelas fotos atuais.
De acordo com os estudiosos, encontrar o Rhinopithecus strykeri na China dá um pouco mais de esperança para a sobrevivência do animal. A espécie, porém, ainda é considerada criticamente ameaçada de extinção, devido ao alto nível de ameaças e a uma população muito pequena.
Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão