segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desnutridos, cães e gatos são abandonados em imóvel 30 de julho de 2012 às 12:40


Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna
A situação do apartamento 46 do Edifício Santa Mônica, no José Menino, expõe um caso de polícia e de saúde pública. O imóvel tem apenas um quarto e nele foram abandonados seis gatos e dois cães. Tanto as condições dos bichos quanto as do imóvel são críticas.
Sem água e sem comida havia cerca de 15 dias, os animais estavam desnutridos e com sarnas, carrapatos e pulgas por todo o corpo quando foram resgatados na quinta-feira por uma equipe da Coordenação de Proteção à Vida Animal (Coprovida), da Prefeitura de Santos.
Os animais (um pastor alemão branco, um rottweiler e seis gatos sem raça aparente) são submetidos agora a tratamento na Coprovida. Porém, a situação do apartamento permanece inalterada, trazendo problemas aos moradores do Santa Mônica.
“Sexta-feira à noite, a inquilina apareceu no apartamento e colocou um cadeado na porta, impossibilitando que o condomínio providencie a limpeza do imóvel”, declarou a síndica do edifício, a psicóloga Eliana Moraes Simi, de 55 anos.
O prédio fica na esquina da Avenida Presidente Wilson com o Canal 1 e o odor de urina e fezes que exala da unidade 46 é insuportável. Segundo a síndica, a falta de higiene verificada no apartamento no qual foram abandonados os animais é a suposta causa da infecção no sangue contraída por uma moradora do edifício.
Na tentativa de solucionar o problema, o condomínio ajuizou ação contra a inquilina e o proprietário do imóvel, conforme disse a síndica. O dono mora em Votuporanga (SP) e Eliana o classifica de “conivente”, porque não adota postura mais enérgica ao ser informado por telefone sobre a situação.
Há um ano
De acordo com a síndica, há cerca de um ano a locatária do apartamento 46 começou a se ausentar do apartamento por longos períodos, providenciando “esporadicamente” água e alimentação aos animais.
Porém, a situação se agravou nos últimos 15 dias, quando ninguém mais apareceu no local.
“Antes vinham uma, duas vezes por semana. Mas nas últimas duas semanas, ninguém apareceu, apesar dos vários telefonemas ao proprietário e à inquilina. Agora, os animais já foram retirados, mas o cadeado colocado na porta impede a completa higienização do imóvel. O cheiro que sai dele é horrível”, desabafa a síndica.
Assista ao vídeo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão