quarta-feira, 11 de julho de 2012

Filhote de águia dourada sobrevive a incêndio

Foto: Care2


Por Judy Molland
Tradução: Patrícia Tai (da Redação)

Esta história incrível começou no dia 1º de junho, quando Kent Keller, um voluntário que documenta águias, colocou uma faixa sobre o pássaro em seu ninho em Lake Mountain, próximo a Salt Lake City, nos Estados Unidos.
Três semanas mais tarde, o vulcão Dump Fire entrou em erupção, queimando mais de 5.500 hectares (equiventes a 22 quilômetros quadrados) ao sul de Salt Lake City e a oeste de Utah.
Keller voltou no final de junho para procurar o ninho, construído à beira do precipício, achando que fosse encontrar o animal morto. O ninho tinha ido embora, mas para seu espanto, Keller viu pernas e garras perto de um galho queimado, muitos metros abaixo.
A águia bebê ainda estava viva, apesar de todas as suas penas, até mesmo da cabeça, estarem carbonizadas. O animal também sofreu queimaduras nas patas e em torno de seu bico.
Segundo a CNN:
“Ele teve coragem suficiente para saltar daquele ninho e tentar salvar a sua vida”, disse Keller, de 56 anos, que se descreve como um ornitólogo amador. “Ele é um verdadeiro lutador.”
A queda foi de cerca de 7 metros, e a águia provavelmente caminhou de volta para a base do penhasco depois de rolar outros 30 metros, acrescentou Keller.
O pássaro permaneceu na área durante vários dias, enquanto Keller, que está autorizado a cuidar de aves de rapina, pediu permissão das autoridades federais e estaduais para obter assistência para ele.
Com a permissão concedida, a águia bebê foi levada para o Centro de Reabilitação de Vida Selvagem do Norte de Utah, em Ogden, onde está fechada em uma gaiola recebendo os devidos cuidados e recuperando a ferocidade que é a marca da espécie.
Os funcionários do Centro chamaram o sobrevivente de “Phoenix” – uma referência à criatura mitológica que renasce das cinzas.
Os contos trágicos que envolvem os incêndios recentes em Utah, Colorado e Novo México, parecem não ter fim, e agora pode haver mais tragédias pois algumas áreas do Colorado têm recebido previsão de enchentes, devido às chuvas torrenciais dos últimos cinco dias.
Portanto, pareceu importante partilhar esta história edificante de um filhote de águia dourado e mal humorado, porém com um instinto de sobrevivência muito forte.
    fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão