domingo, 15 de julho de 2012

Golfinho de espécie ameaçada é encontrado morto em Malta

Por Patrícia Tai (da Redação)

Golfinhos Delphinus delphis . (Foto: Times of Malta)
Foi encontrado um golfinho morto no fundo dos rochedos na colônia de Rdum tal-Madonna, na área de Aħrax tal-Mellieħa (arquipélago de Malta), há alguns dias atrás, conforme informado pela Nature Trust. As informações são do jornal Times of Malta.
A carcaça foi vista por membros da ONG BirdLife, que comunicaram o incidente.
Os membros da equipe de resgate da Nature Trust entraram no local de barco, mas tiveram que nadar para chegar até a carcaça, que estava dentro de uma caverna.
O corpo do golfinho de 2,5 metros estava em estado avançado de decomposição e, pelo número e tamanho das larvas na carcaça, é provável que ele estivesse morto há algum tempo.
Estava faltando o seu maxilar superior, e não estava claro se era um golfinho listrado (espécie Stenella coeruleoalba) ou um golfinho comum (Delphinus delphis).
Golfinhos comuns constituem a espécie de cetáceos mais afetada por atividades humanas, e atualmente são encontrados em pequeno número na natureza devido à pesca excessiva e à degradação do habitat. Eles são considerados animais ameaçados de extinção, inclusos na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza.
Os golfinhos listrados, por sua vez, frequentemente se envolvem em redes de pesca e armadilhas, uma vez que se alimentam de espécies de peixes que também são procurados do ponto de vista comercial. A espécie é classificada como “dependente de conservação”, e sem receber esforços de conservação, os golfinhos listrados também provavelmente já deveriam ser classificados como espécie ameaçada.
A Nature Trust apela para que o público seja cauteloso, especialmente durante os meses de verão, quando as águas de Malta ficam repletas de diversas espécies de tartarugas marinhas e golfinhos. Lanchas motorizadas e poluição, diz a ONG, podem prejudicar essas criaturas, cuja maioria já está em extinção. As tartarugas geralmente têm confundido sacos plásticos com águas-vivas (ingerem os plásticos e morrem), ou acidentalmente se vêem presas em linhas de pesca soltas no mar.
Mais informações sobre o que fazer ao encontrar um animal ferido ou preso podem ser encontradas no site www.naturetrustmalta.org .
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão