segunda-feira, 23 de julho de 2012

Grupos de defesa dos animais protestam contra abertura dos JogosGrupos de defesa dos animais protestam contra abertura dos Jogos


Grupo protesta contra uso de animais na abertura dos Jogos
Foto: AFP

Grupos de defesa dos animais da Inglaterra estão em pé de guerra com o Comitê Olímpico Internacional (COI) por causa da cerimônia de abertura dos Jogos, na sexta-feira. Uma parte do espetáculo terá a participação de 70 ovelhas, 9 gansos, 12 cavalos, 10 galinhas e 10 patos, além de 2 cabras, 3 vacas e 3 cães pastores. A caixa de e-mail do grupo britânico Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) lotou nos últimos dias, com mensagens de repúdio à exposição dos 119 animais.

A presidente da organização com 2 milhões de membros em todo mundo, Ingrid Newkirk, recebeu uma carta do diretor artístico da abertura, Danny Boyle, na qual ele se comprometia a tomar as precauções para preservar a saúde dos animais, com cuidados para que não sofressem estresse em virtude da grandiosidade da festa e da presença de milhares de pessoas no estádio olímpico. Ela, porém, não tinha dado nenhuma resposta a Boyle até a tarde de segunda-feira.

Indagado sobre a polêmica durante encontro com a imprensa, o presidente do COI, Jacques Rogge, demonstrou bom humor. Disse que estava feliz com a participação dos animais na cerimônia e acrescentou, com um leve sorriso: "Posso assegurar que eles não serão sacrificados". Depois, comentou que é amplamente favorável à proteção dos animais.

Na carta à ativista, Boyle dizia que os animais vão ficar pouco tempo no cenário da festa e ainda poderão deixar o estádio à luz do dia. Nesta segunda-feira, seguidores do Peta pediam que outros grupos se manifestassem a fim de impedir que "a arca de Boyle" fosse apresentada no estádio.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão