segunda-feira, 23 de julho de 2012

Inaugurado primeiro abrigo “eco-friendly” para gatos


O novo abrigo chamado Harmony House for Cats não está fazendo apenas algo bom para os felinos de Chicago, nos EUA – está fazendo algo de bom também pelo planeta. As informações são do Huffington Post.
O abrigo não letal deverá ser o primeiro edifício comercial de energia “Net-Zero” na cidade, o que significa que a quantidade de energia criada no local por fontes de energia renováveis é maior que a quantidade que o edifício utiliza. Além do status de energia “Net-Zero”, o abrigo também está buscando a certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design, um selo americano para edifícios sustentáveis, utilizado mundialmente).
O local, cuja área é de 2 km², é alimentado por 14 poços geotérmicos, 20 painéis solares térmicos e 96 painéis solares foto-voltaicos, e dispõe de três salas de adoção, três salas de admissão, quatro suítes para atendimentos a necessidades especiais, e uma ala médica. Concebido em torno de um pátio ajardinado, o edifício dispõe de praticamente todas as salas com iluminação natural, e uma vista externa da qual os gatos e os voluntários podem desfrutar.
Foto: Divulgação
“As salas amplas dão aos gatos mais espaço para brincar e muita luz solar, e eles adoram olhar para fora e ver pessoas e cães passando. Gatos em cada cômodo do abrigo serão capazes de dormir à luz do sol, e olhar para árvores e plantas”, disse Ann Dieter, Presidente do Harmony House.
O novo abrigo, que foi financiado por um doador anônimo que quer inspirar outros a incorporarem a tecnologia verde nos edifícios, também tem outros mecanismos de economia de energia, incluindo sensores que desligam as luzes quando uma sala está desocupada.
“O prédio oferece um futuro operacionalmente sustentável para a Harmony House, através de uma construção de alto desempenho que fornece um modelo replicável a outras organizações sem fins lucrativos”, disse Dieter.
“É como um sonho tornado realidade para os gatos, funcionários e voluntários que levantam fundos e cuidados para os nossos gatos”, acrescenta.
O Harmony House for Cats é um abrigo sem gaiolas, que não mata, que resgata e coloca para dentro cerca de 100 gatos feridos ou abandonados anualmente. Para mais informações sobre a organização, visite www.hhforcats.org.
fonte: anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão