sábado, 21 de julho de 2012

Joalherias em Nova York são punidas por venderem produtos de marfim

Por Patrícia Tai (da Redação)

Foto: Manhattan DA's Office
Dois joalheiros vendiam pulseiras de marfim, pingentes e estátuas feitas a partir das presas de elefantes ameaçados de extinção, disseram promotores na semana passada, quando os homens admitiram o crime ambiental.
Mukesh Gupta, Johnson Jung-Chien Lu e suas empresas confessaram a comercialização de produtos de marfim, que somavam o total de 2 milhões de dólares, e pagaram um total de 55 mil dólares para ajudar a Wildlife Conservation Society no trabalho de preservação dos elefantes.
Os advogados dos joalheiros enfatizaram que os homens admitiram que apenas vendiam marfim extraído de animais no período anterior à Lei que os declarou como protegidos, em 1970.
Mas autoridades e especialistas em conservação disseram que grande parte do marfim foi, sem dúvida, mais recente, e que estocá-los nas lojas de diamantes em Manhattan inerentemente contribuiu para um crescimento preocupante no comércio de marfim.
“Os caçadores não devem ter um mercado em Manhattan”, disse o Procurador Cyrus R. Vance Jr em uma entrevista coletiva, em pé diante de uma mesa cheia de anéis e pulseiras de marfim, e presas completas, além de pequenas estatuetas esculpidas de elefantes a partir dos quais as autoridades dizem que tudo aconteceu.
“Se olharmos apenas para esta questão como, ‘Ei, eu não tinha permissão’, e você ignorar as conseqüências”, Vance acrescentou,”você estará alimentando o comércio de crime ambiental. Você estará incentivando e promovendo a extinção de espécies. ”
Apesar dos esforços internacionais para banir a colheita de marfim, ela ocorre ainda devido à procura de jóias, esculturas e outros itens, disseram as autoridades. Embora as estimativas e cálculos sejam complicados, um relatório de Junho da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora Selvagens disse que as descobertas mostram um aumento da caça de elefantes na última década.
A Lei ambiental do Estado de Nova York lei proíbe a venda ou a oferta de marfim sem uma autorização especial.
Obter a autorização requer a prova de que o marfim tenha sido colhido antes de os elefantes terem sido listados como espécies em perigo ou ameaçadas. O elefante asiático foi classificado como “em perigo” em 1976, e o seu homólogo Africano foi listado como ameaçado em 1978.
Gupta, de 67 anos, é presidente do Raja Jóias Inc., um fornecedor de pérolas, diamantes e outras pedras preciosas incomuns, de acordo com seu website.
Como parte de um acordo judicial que irá poupá-lo de tempo de prisão ou liberdade condicional, ele e a empresa entregaram cerca de 2 milhões de dólares em marfim e pagaram 45 mil dólares para a Wildlife Conservation Society, que é conhecida por seus esforços para preservar animais selvagens ao redor do mundo.
O advogado de Gupta, David Holland, disse que pelo menos parte do marfim que seu cliente tinha à venda pode ser anterior à década de 70. Ele e o advogado de Lu, Ronald G. Russo, se recusaram a especificar onde os joalheiros tinham conseguido o marfim.
Lu, 56, comprou os itens de marfim, “ele sabia que os itens eram feitos de marfim de elefante, e ele descreveu-os como tal aos clientes”, Russo disse a um tribunal.
Lu e sua empresa, a New York Jewelry Mart Corp., estão entregando até 120 mil dólares em marfim e pagando 10 mil para a Wildlife Conservation Society.
fonte:anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão