quinta-feira, 12 de julho de 2012

Laudo confirma que gorila Idi Amim morreu após ser anestesiado

Por Heleno Maia (em colaboração para a ANDA)

O Laudo da Necropsia do Gorila Idi Amim, assinado pelo médico veterinário da FZB-BH Dr. Herlandes Penha Tinoco e pelo Médico Veterinário e Professor da UFMG Dr. Renato de Lima Santos, confirmou que após 60 minutos de anestesia, o gorila apresentou parada respiratória que foi revertida com administração de 0,6 mg/kg de cloridrato de doxapram por via endovenosa associada a ventilação artificial com ambú. Cinco minutos após a primeira parada respiratória, o animal apresentou uma nova parada respiratória, acompanhada de fibrilação ventricular grosseira. Ainda de acordo com o laudo foram realizados de imediato os procedimentos de ressuscitação utilizando 0,012 mg/kg de cloridrato de epinefrina por via endovenosa, desfibrilação por DEA associada a compressão torácica externa e ventilação artificial com ambú durante 15 minutos sem sucesso.
Neste momento, em virtude da falta de resposta a todas as manobras de ressuscitação executadas, foi declarado o óbito do animal às 10 horas e 55 minutos do dia 07 de março de 2012.
As informações do laudo vão de encontro com a suspeita levantada pelo ambientalista Heleno Maia, pois o animal entrou em estado de óbito após receber a dosagem de anestesia, talvez se o animal não tivesse recebido a anestesia para o tratamento farmacológico ele estaria vivo.
Não há duvidas que o símio poderia ter passado pelo tratamento farmacológico sem o uso da anestesia, já que Idi era um animal dócil e adestrado. Senão, vejamos o vídeo da TV Alterosa/SBT postado o Youtube:
O Ambientalista Heleno Maia afirmou que vai recorrer ao Ministério Público para que seja apurado se houve ou não negligência na administração da anestesia. Maia está decidido em levar o caso adiante e já afirma que, se o fato não for apurado pelo Ministério Público Estadual vai recorrer ao Conselho Nacional do Ministério Público em Brasília, para que seja investigado a morte do único gorila macho da espécie Gorilla gorilla gorilla (Gorila das Planícies) na América Latina.
Maia solicitou a vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB) para que seja apresentada uma proposta na Câmara de BH para formação de uma comissão especial para investigar a morte do símio. A parlamentar comprometeu em propor a proposta, mas até o presente momento não recebeu retorno.
fonte:.anda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verdade na expressão